Cerca de 800 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão a espera de realizar as perícias para receber seus benefícios. Na última segunda-feira (14), as agências do INSS reabriram depois de 6 meses com as portas fechadas, sendo que os atendimentos são exclusivos para quem possuí hora marcada.
Apesar disso, os peritos ainda não retornaram ao serviço por alegarem que o governo não está oferecendo as condições corretas para a realização.
Nesta reabertura os atendimentos priorizados são:
- Avaliação social;
- Cumprimento de exigência;
- Justificação administrativa; e
- Reabilitação profissional.
O atendimento só será realizado por meio de agendamento que pode ser feito pelo telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pela internet do computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.
O horário de atendimento nas agências foi reduzido e agora é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Como agendar seu atendimento no INSS?
Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos:
- Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a Perícia.
Quais documentos preciso enviar?
Os documentos necessários variam de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador.
Trabalhadores CLT
- Documento oficial com foto;
- Carteira de Trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS;
- Declaração do empregador informando o último dia trabalhado (no caso de ser empregado);
Trabalhadores Rurais
- Trabalhadores rurais, lavradores e pescadores devem apresentar documentos que comprovem a atividade.
- Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT, comunicação de acidente de trabalho.
Como enviar o atestado pelo MEU INSS?
1) Acesse o Meu INSS pelo gov.br/meuinss, ou pelo aplicativo e selecione a opção “Agendar Perícia”.
2) Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.
3) Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
4) Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.
5) Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento.
6) Na tela que se abre, clique em “Anexar”.
7) Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
8) Depois, selecione a agência desejada e clique em “Avançar”.
OBS: Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.
9) Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
10) Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.