Concurso EsPCEX: Candidatos são surpreendidos com local para realizar prova

Pandemia do novo coronavírus levam concurseiros para estádios de futebol. Nessa semana, os inscritos no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército – 2020 (EsPCEX) foram surpreendidos ao receberam os informes sobre os locais de realização das provas. Com a suspensão do funcionamento das escolas públicas, as avaliações passarão a ser feitas em campos, como na Arena Pernambuco, em Recife.  

Concurso EsPCEX: Candidatos são surpreendidos com local para realizar prova (Imagem: Google)
Concurso EsPCEX: Candidatos são surpreendidos com local para realizar prova (Imagem: Google)

As provas teóricas para o concurso EsPCEX estão marcadas para os dias 26 e 27 de setembro e os candidatos já estão se organizando para comparecerem nos locais determinados.

Como medida de segurança para evitar a contaminação por covid, a comissão optou por aplicar os exames em estádios de futebol, tendo em vista a dimensão do campo para facilitar no distanciamento social.  

Protocolos de segurança  

Para quem comparecer, será preciso ainda seguir uma série de normas ficando sujeito a desclassificação. Os inscritos precisarão se adequar as exigências abaixo:  

  • É proibida a aglomeração de candidatos nas imediações/entrada dos locais de prova e nem no interior das instalações. 
  • É estabelecido distanciamento, sinalizado e orientado pela Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) nos locais de prova. 
  • O candidato deverá possuir em mãos o documento de identificação e o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), a fim de agilizar sua entrada no local de prova e evitar aglomerações. 
  • Será obrigatório o uso de máscara por todos os envolvidos no certame. 
  • Na entrada/ interior de cada local de exame, serão disponibilizados Postos de Triagem e Identificação, onde serão disponibilizados álcool em gel (70%) e/ou borrifador de álcool líquido (70%), para higienização das mãos e de objetos;  
  • As salas/ ambientes de prova terão as mesas e cadeiras desinfetadas, conforme o protocolo de Desinfecção/Descontaminação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e serão organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre si. 
  • As portas e janelas das salas de prova estarão abertas durante toda a atividade, possibilitando a ventilação e circulação do ar nos ambientes. 

Sobre o concurso  

É válido ressaltar que, as inscrições para essa seleção já foram encerradas. Entre os requisitos presentes no edital, os interessados não podem ter filho(s) ou dependente(s) e não ser casado ou haver constituído união estável. 

Calendário do concurso 

Evento   Data  
Inscrições  5 de maio a 3 de junho de 2020 
Solicitação de isenção da taxa de inscrição  5 a 7 de maio de 2020 
Pagamento da taxa de inscrição  Até 4 de junho de 2020 
Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição  15 a 27 de setembro de 2020 
Realização do Exame Intelectual  26 e 27 de setembro de 2020 
Divulgação dos candidatos aprovados  Até 27 de novembro de 2020 
Apresentação dos candidatos convocados para a 2ª etapa  21 de janeiro de 2021 

 

Exame de Aptidão Física 

Realização: 1º dia         Realização: 2º dia        
CORRIDA DE  

12 MINUTOS  

(distância em metros)  

  FLEXÃO DE BRAÇOS  

NA BARRA FIXA  

(repetições)  

  FLEXÃO DE BRAÇOS  

SOBRE O SOLO  

(repetições)  

  ABDOMINAL SUPRA  

(repetições)  

 
Masculino  Feminino  Masculino  Feminino  Masculino  Feminino  Masculino  Feminino 
2.450  2.100  3  1  21  12  30  27 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.