Licenciamento SP: NÃO pague nada para ter acesso ao documento digital

Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou, as empresas e órgãos sentiram a necessidade de se atualizar e migrar para as plataformas on-line afim de continuar oferecendo seus serviços sem ser prejudicados pela parada obrigatória do atendimento presencial. Alguns, porém, decidiram manter os serviços digitais pós-pandemia, como o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que agora oferece o documento de licenciamento do veículo 100% digital.

Licenciamento SP: NÃO pague nada para ter acesso ao documento digital
Licenciamento SP: NÃO pague nada para ter acesso ao documento digital (Imagem: Montagem/FDR)

Com a decisão, os motoristas não precisam mais ir presencialmente a uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Vale ressaltar que o CRLV é obrigatório para a circulação do veículo e é emitido anualmente.

A mudança atende à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, também chamada de CRLV-e. Em qualquer formato, o documento tem a mesma validade jurídica.

Pela internet, o CRLV fica disponível para download e impressão, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e também no portal de serviços do Denatran.

Independente do formato, deve ser mantido sempre no carro, afinal, a falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Mesmo não sendo mais emitido pelo Detran-SP e entregue pelos Correios, o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. O serviço está disponível nos portais do Detran e Poupatempo, além do app Poupatempo Digital e pode ser feito com segurança e comodidade, sem a necessidade sair de casa”, disse o presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Ernesto Mascellani Neto.

Detran-SP chega para ficar no mundo on-line

De acordo com o Detran-SP, entre maio e agosto deste ano foram emitidos 5 milhões de licenciamentos digitais no estado, mas vale ressaltar que o acesso ao documento digital não foi o único serviço on-line que o departamento atualizou.

Outras 48% estão em uso através da internet desde março, quando os primeiros casos da Covid-19 apareceram no Brasil. Ao todo, são 64 serviços disponíveis tanto no portal, quando pelo aplicativo Detran-SP, disponíveis nos sistemas Android e iOs.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!