A Receita Federal vai pagar, ainda este mês, a última restituição do Imposto de Renda 2020. No total, já foram pagos quatro lotes até o final de agosto. A verificação dos valores pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Pessoa Física, até uma semana antes do pagamento.
Segundo a Receita, o último grupo de devoluções vai receber os valores em 30 de setembro. Estão contemplados os contribuintes que realizaram suas declarações após 18 de junho, sem nenhuma pendências ou incorreções.
O primeiro lote foi pago em 29 de maio, o segundo em 30 de junho, e os outros vão sendo pagos no fim de cada mês até setembro. Anteriormente, os pagamentos se estendiam até dezembro.
Como consultar a restituição?
Para conferir o lote da restituição é bem simples. Confira a seguir como realizar a consulta pelo site da Receita Federal.
Após acessar o site, informe o CPF, data de nascimento e ano de exercício 2020. Digite os caracteres da imagem e aperte “Consultar”.
Se o contribuinte estiver no quinto lote, aparecerá a mensagem “Situação da restituição: creditada”. O sistema informará ainda os dados da conta cadastrada para o recebimento, assim como a data de pagamento: 30/09/2020.
O saque do valor restituído estará disponível a partir da data de depósito, na conta indicada pelo contribuinte em sua prestação de contas.
Se o valor não for creditado na conta na data, o contribuinte pode entrar em contato pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil (BB).
No entanto, o contribuinte pode ainda ligar para a central de atendimento do BB para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Confira a seguir os telefones disponíveis.
- Telefone 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Os valores ficam disponíveis no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
Se preferir, pode acessar diretamente pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.