A Semana Brasil, também conhecida como “Black Friday Brasileira”, teve início nesta quinta-feira (3) e irá até o dia 13 de setembro. Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a segunda edição do evento tem como objetivo aquecer o comércio, que está em retomada após flexibilização e reabertura das lojas.
Mais de 14 mil empresas participaram da Semana Brasil de 2019 e houve um crescimento de 41% das vendas online. Em outro levantamento, realizado pela Cielo, o varejo registrou crescimento nominal de 11,3%. Para este ano a expectativa é de um aumento entre 10% e 15% nas vendas, principalmente para o comércio eletrônico.
“A Semana Brasil 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas”, enfatizou Fabio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações.
Entre os participantes da Black Friday Brasileira de 2020 estão nomes de peso como Magazine Luiza (com até 70% de descontos nos produtos e frete grátis); Pernambucanas, (com cashback e descontos progressivos que podem chegar a 30%); Banco do Brasil (empréstimo consignado com carência de até 180 dias para pagar a primeira prestação e parcelamento em até 96 meses); Fast Shop (descontos de até 45% em diversos produtos até dia 10) e Extra (com dedução de 40% nos produtos a partir do uso do cupom BRASIL).
O Boticário oferece descontos de até 30% em lojas físicas e 50% pelo site. A Sephora, loja de cosméticos, perfumes e maquiagens vai oferecer descontos de até 60% em produtos específicos. As Americanas também participam oferecendo até 70% de desconto, parcelamento de 12 vezes sem juros e frete grátis para todas as regiões do Brasil, exceto Norte.