A UFPR publicou em seu portal as datas do processo seletivo para 2021. No site da universidade está o calendário da 1ª e 2ª fase do vestibular de 2021. Segundo as informações divulgadas, a expectativa é que a primeira fase seja aplicada no dia 28 de fevereiro de 2021.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, na última terça-feira (25), as datas do seu vestibular. A primeira fase do vestibular da UFPR já tinha sido adiada para o dia 10 de janeiro de 2021, porém, foi modificada novamente.
A alteração foi definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR após recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quanto ao Plano de Contingência Nacional e a suspensão de eventos com aglomerações.
A nova data para a primeira fase do vestibular da UFPR é 28 de fevereiro do ano que vem. O processo seletivo deveria acontecer ainda este ano, no dia 18 de outubro, mas devido à pandemia de Covid-19 a data foi prorrogada, com o intuito de proteger os candidatos.
A segunda fase estava prevista para os dias 22 e 23 de novembro, porém também foi adiada para os dias 18 e 19 de abril. A primeira fase é composta por uma prova de 90 questões objetivas, distribuídas da seguinte maneira:
- 12 questões de Língua Portuguesa;
- 05 questões de Filosofia;
- 05 questões de Sociologia;
- 06 questões de Literatura;
- 08 questões de Língua Estrangeira Moderna;
- 09 questões de Matemática;
- 09 questões de Biologia;
- 09 questões de Física;
- 09 questões de Química;
- 09 questões de Geografia;
- 09 questões de História
Já a segunda fase é composta por prova de compreensão e produção de textos, sendo de três questões discursivas. Além disso, tem a prova específica de sete questões discursivas. Alguns cursos possuem as provas de habilidades específicas.
Ainda não há datas para o início das inscrições, porém, segundo a instituição, em breve será lançado o edital do vestibular. A demora é por causa da falta de definição de volta às aulas e de como estará à situação do país diante o Coronavírus.
A espera é para fazer um edital que contemple todas as orientações da Sesa. Além disso, as aulas na Universidade Federal do Paraná estão suspensas por tempo indeterminado desde a segunda quinzena de março.