Novas opções de investimento com baixo risco e maior rentabilidade

Mercado financeiro oferece novas opções de investimento. Com as quedas na taxa básica de juros (Selic), atualmente em registrando uma mínima história de 2%, o mercado de ações está cada vez mais movimentado. A grande maioria dos aplicadores estão selecionando os produtos de renda fixa. Entretanto, especialistas afirmam que é preciso conhecer bem a escolha que deve levar em consideração o perfil de cada investidor.   

Novas opções de investimento com baixo risco e maior rentabilidade (Imagem: Reprodução - Google)
Novas opções de investimento com baixo risco e maior rentabilidade (Imagem: Reprodução – Google)

Antes de investir no mercado financeiro, as pessoas questionam-se sobre ‘qual o melhor investimento?’. A pergunta é conhecida no setor, mas sua resposta apresenta uma série de variações de acordo com a realidade financeira de cada cidadão.

Segundo Myrian Lund, planejadora financeira e presidente da Lund Finanças, o ponto de partida para as aplicações deve ser feito a partir de uma avaliação econômica geral.  

— As pessoas querem saber qual é o bom investimento do momento, não existe isso. O correto é diversificar. Na média, as aplicações vão dar um bom retorno. Além disso, exposição ao risco deve respeitar o perfil do investidor— afirma Myrian Lund, planejadora financeira e presidente da Lund Finanças. 

Tipos de investimento  

A escolha de onde investir é vasta, pois há uma série de aplicações. CRI, CRA, LCI, COE e LCA são algumas das opções disponíveis no mercado.

É preciso, antes de mais nada, entender as diferenças entre renda variável e fixa para escolher o produto dentro de cada categoria. Conheça a mais nova escolha entre os investidores: 

COE 

Nela, o investidor deve aplicar seu dinheiro visando uma remuneração futura.  O lucro irá variar de acordo com a quantia investida e deverá levar em consideração também o cenário atual do mercado. Normalmente, para essa categoria o risco de perda é reduzido, tendo em vista que os investimentos são feitos a partir de uma cesta de produtos mais segura.  

Outro ponto importante é que não há cobranças de taxas e que as alíquotas de imposto são fixadas em 22% com um prazo de 180 dias; 20% com prazo de 181 dias até 360 dias; 17,5% para 361 até 720 dias e 15% acima de 720 dias. Por fim, sua aplicação mínima é em torno de R$ 5 mil e os rendimentos  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.