Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português

Oportunidade de estudar por meio de uma das universidades mais conceituadas do mundo. Nessa semana, a Fundação Estudar lançou o curso CC50. Trata-se de uma versão de um programa de especialização desenvolvido pela Universidade de Harvard, ministrado pelo professor David Malan e Gabriel Guimarães. 

Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português (Imagem: Reprodução - Google)
Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português (Imagem: Reprodução – Google)

A versão no Brasil será traduzida para português e sua programação é inteiramente voltada para à área de ciência da computação. 

De acordo com a Fundação Estudar, a iniciativa de trazer um curso de Harvard por meio de suas plataformas digitais tem como finalidade incentivar os estudos mediante esse período de quarentena.

Quem desejar participar da aula, terá o acesso gratuito e contará ainda com um certificado de conclusão que pode ser anexado no currículo para melhor valoriza-lo.  

Sobre o curso de Harvard 

O CC50, de tradução CS50, aborda conteúdos de ciência da computação de forma prática e teórica. Por meio dele, os alunos recebem uma introdução aprofundada sobre linguagem de sistema e computadores. Além disso, há ainda vídeo aulas e atividades simultâneas.  

Para participar do curso aqui no Brasil, basta clicar neste link e se inscrever. Ao carregar a página, selecione a opção ‘quero acessar’ e depois preencha o formulário solicitado. Na sequência, é só conformar seus dados e esperar o link do curso, enviado por e-mail, para que você possa acompanhar as atividades.  

Fundação Estudar 

A iniciativa de trazer o CC50 deu-se a partir de um bolsista da fundação, o estudante Gabriel Guimarães. Em 2011, em visita aos Estados Unidos, realizou o curso presencialmente em Harvard e a partir de então começou a desenvolver atividades nesse campo de atuação.  

Sua ideia de traduzir o curso, que já estava disponível na internet na versão inglês, chegou em parceria com o professor David Malan, de quem é assistente. Ao longo de sua trajetória, Gabriel já ministrou três edições do CC50 presencialmente, sendo todas elas em Vitória, no Espirito Santo.  

O que vou aprender no CC50? 

Como mencionado, trata-se de uma modalidade introdutória a ciência da computação. O foco são pessoas que não tenham conhecimento prévio na área.

Por meio das atividades, será possível entender o funcionamento de computadores e páginas da internet. Além disso, o aluno passará a programar no módulo básico, podendo desenvolver um aprofundamento mais à frente. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.