Oportunidade de estudar por meio de uma das universidades mais conceituadas do mundo. Nessa semana, a Fundação Estudar lançou o curso CC50. Trata-se de uma versão de um programa de especialização desenvolvido pela Universidade de Harvard, ministrado pelo professor David Malan e Gabriel Guimarães.
A versão no Brasil será traduzida para português e sua programação é inteiramente voltada para à área de ciência da computação.
De acordo com a Fundação Estudar, a iniciativa de trazer um curso de Harvard por meio de suas plataformas digitais tem como finalidade incentivar os estudos mediante esse período de quarentena.
Quem desejar participar da aula, terá o acesso gratuito e contará ainda com um certificado de conclusão que pode ser anexado no currículo para melhor valoriza-lo.
Sobre o curso de Harvard
O CC50, de tradução CS50, aborda conteúdos de ciência da computação de forma prática e teórica. Por meio dele, os alunos recebem uma introdução aprofundada sobre linguagem de sistema e computadores. Além disso, há ainda vídeo aulas e atividades simultâneas.
Para participar do curso aqui no Brasil, basta clicar neste link e se inscrever. Ao carregar a página, selecione a opção ‘quero acessar’ e depois preencha o formulário solicitado. Na sequência, é só conformar seus dados e esperar o link do curso, enviado por e-mail, para que você possa acompanhar as atividades.
Fundação Estudar
A iniciativa de trazer o CC50 deu-se a partir de um bolsista da fundação, o estudante Gabriel Guimarães. Em 2011, em visita aos Estados Unidos, realizou o curso presencialmente em Harvard e a partir de então começou a desenvolver atividades nesse campo de atuação.
Sua ideia de traduzir o curso, que já estava disponível na internet na versão inglês, chegou em parceria com o professor David Malan, de quem é assistente. Ao longo de sua trajetória, Gabriel já ministrou três edições do CC50 presencialmente, sendo todas elas em Vitória, no Espirito Santo.
O que vou aprender no CC50?
Como mencionado, trata-se de uma modalidade introdutória a ciência da computação. O foco são pessoas que não tenham conhecimento prévio na área.
Por meio das atividades, será possível entender o funcionamento de computadores e páginas da internet. Além disso, o aluno passará a programar no módulo básico, podendo desenvolver um aprofundamento mais à frente.