Atualização cadastral no Bolsa Família volta a ser obrigatória em cidade de MG

Atenção, beneficiários do Bolsa Família, atualização de cadastro volta a ser obrigatória para as pessoas que residem na cidade de Patrocínio, localizadas no interior de Minas Gerais. Dessa forma, todos os segurados devem comparecer até os centros de assistência para renovarem suas documentações.   

Atualização cadastral no Bolsa Família volta a ser obrigatória em cidade de MG
Atualização cadastral no Bolsa Família volta a ser obrigatória em cidade de MG (Imagem: Reprodução – Google)

Mediante a pandemia do novo coronavírus, diversos serviços burocráticos do Bolsa Família foram suspensos. Desde o mês de março, as agências de atendimento ficaram com as atividades suspensas, evitando a contaminação da doença.

No entanto, após um breve controle, as unidades foram reabertas, permitindo que os cadastros voltassem a ser feitos.  

Segundo informações passadas pela prefeitura de Patrocínio, caso esses cidadãos não realizem a atualização, correm o risco de perder o direito ao pagamento do auxílio emergencial. 

Como atualizar meus dados pelo Bolsa Família?  

Para poder atualizar o benefício, os segurados da área urbana devem se dirigir até uma das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Já no caso dos moradores da zona rural, o procedimento vem sendo feito na Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS). 

O recadastramento é simples, basta apresentar as documentações de identificação pessoal do chefe de família e de seus dependentes.

Além disso, no caso de crianças e adolescentes matriculados na rede pública, é preciso levar os comprovantes de matricula e fichas de frequência.

Para as mulheres gestantes e crianças recém nascidas, a administração do programa solicita os exames médicos atualizados e os cartões de vacina.

É importante ficar atento, pois cada família apresenta um quadro mediante a sua realidade e isso influência nas informações solicitadas.  

A nível geral, o recadastramento verifica ainda os informes de renda, endereço onde reside, situação trabalhista e agora se foi concedido o valor do auxílio emergencial.

Para quem mora na zona rural, a prefeitura está solicitando que, caso tenha feito uma mudança de endereço, atualize tais informações também na Secretaria de Saúde.  

Sobre o Bolsa Família 

Trata-se do principal projeto social do governo federal. Por meio dele, a população de baixa renda tem acesso a liberações financeiras mensais com a finalidade de garantir direitos básicos como saúde, moradia e alimentação. Para participar é preciso estar inscrito no Cadastro Único e atender as exigências do Ministério da Cidadania. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.