No próximo dia 3, as agências do INSS deveriam voltar a funcionar, após um longo período de suspensão nos atendimentos presenciais. No entanto, uma portaria publicada na última quarta-feira (29) decretou uma nova data. Mas para ter seu atendimento realizado nas agências, é preciso fazer um agendamento no INSS.
Vale lembrar que, mesmo após a reabertura das agências no dia 24 de agosto, diversos serviços continuarão acontecendo pelos canais digitais. Além disso, o INSS terá uma reabertura de forma gradual, ou seja, o funcionamento será mais curto.
Veja como fazer agendamento no INSS
A primeira coisa que o usuário precisa saber é que existe a possibilidade de realizar o agendamento por meio do Portal Meu INSS e também pelo aplicativo de mesmo nome. O app pode ser baixado de forma gratuita pela Google Play Store ou Apple Store.
- Acesse o site do INSS.
Na página, haverá alguns acessos rápidos e por isso é necessário que você se atente ao que precisa e faça a opção correta.
- Insira seus dados
Na página principal o usuário precisa inserir seus dados e uma senha de acesso. Vale lembrar que existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos.
Para quem ainda não tem cadastro, basta clicar em “cadastrar senha”.
- Acesse seus requerimentos
Caso já tenha requerimentos de solicitação, eles surgirão após seu acesso. Vale lembrar que, se esse for seu primeiro acesso, não haverá requerimentos anteriores.
- Defina o serviço
Agora vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento no INSS. Em seguida, selecione qual o serviço solicitado. Lembre-se de optar pelo serviço adequado para a sua situação.
- Dados
Em seguida, você deve conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail. Verifique se está tudo certo e dê ok. Caso falte alguma informação de contato, preencha, pois elas são muito importantes.
Pronto. Sua solicitação já foi realizada com sucesso e agora você precisa ficar atento com as datas do atendimento. No caso de alguma dúvida ou problemas, o ideal é que entre em contato com o INSS pela Central de Atendimento, pelo número 135.