O internet banking da Caixa Econômica Federal pode apresentar erros ou parar de funcionar para os beneficiários, uma das justificativas é o grande número de acessos instantâneos. Quando o internet banking deixa de funcionar os clientes do banco não conseguem consultar o seu saldo, extrato, realizar transações bancárias online, como transferências, pagamentos e investimentos.
Apesar de na maioria das vezes esses problemas estarem ligados a falhas no sistema, em algumas situações é possível corrigir os erros.
Para essa correção é necessário executar algumas ações simples pelo computador, como a de ativar os cookies do navegador e baixar o módulo de segurança do banco.
Outra coisa que merece atenção é o sistema operacional e a versão do browser que devem ser compatíveis com o serviço.
Como fazer?
Ativar cookies
O Internet Banking da Caixa só funciona com os cookies do navegador ativados. Se estiverem bloqueados, a página exibe a mensagem “Sistema temporariamente indisponível”. P
ara ativá-los, abra as configurações de seu navegador e encontre a opção “Cookies e dados do site”. Se os cookies estiverem bloqueados, mude para a “mostrar todos os cookies”. Depois,atualize a página do Internet Banking e tente fazer login novamente.
Módulo de segurança
É preciso baixar o módulo de segurança, no qual ativa o acesso no computador. Para isso, é só acessar o Internet Banking e fazer login. O site da Caixa irá verificar os requisitos e iniciar o download do módulo de segurança.
Após isso é só executar e instalar a aplicação. Se já tiver esse módulo instalado, acesse as configurações do computador e abra os aplicativos, encontre a aplicação “GBBD” ou “Warsaw” e desinstale.
Logo depois, abra o Internet Banking da Caixa, informe seu usuário e inicie o download do módulo de segurança. Execute a aplicação e, após a instalação, abra novamente o Internet Banking.
Faça a atualização operacional no PC
O computador deve ter os requisitos mínimos exigidos pelo banco. Os computadores devem possuir no mínimo os sistemas Windows 7, Linux Ubuntu 14, Linux Mint 15 ou macOS X 10.10, para que o usuário possa acessar o Internet Banking da Caixa. Também é preciso ter navegadores atualizados.
As versões mínimas aceitas são Google Chrome 49, Firefox 45, Safari 8, Internet Explorer 9 ou qualquer versão do Microsoft Edge.
Depois de realizar o login no Internet Banking, o usuário receberá um diagnóstico com a versão do sistema operacional e do navegador utilizado. Caso o browser esteja desatualizado, baixe a versão mais recente e acesse a ferramenta novamente.