No próximo dia 16 de julho já inicia o pagamento da primeira parcela do PIS/PASEP 2020. De acordo com o calendário, no dia recebem os nascidos em julho e os que tem cartão com final 0 (Pasep).
É importante lembrar que recebem benefício aqueles que se enquadram nos critérios definidos pelo governo.
No qual destaca, ter carteira de trabalho por mais de 5 anos, além de terem tido remuneração de no máximo dois salários mínimos ao mês em 2019.
Além disto, ter trabalhado efetivamente com o mínimo de 30 dias consecutivos no ano-base, constatados em sua carteira de trabalho.
O valor a ser pago varia de acordo com os meses trabalhados, mas com o reajuste considerando o salário mínimo atual, podendo ser de no mínimo R$ 88 a no máximo R$ 1.045.
Segundo o texto que regulamenta o repasse, recebem o benefício aqueles trabalhadores com vinculo formal a empresas privadas ou públicas. Os pagamentos são diferentes, PIS pago para profissionais do setor privado e o PASEP é destinado aos que são servidores públicos.
O processo de consulta do PIS é simples e pode ser feito digitalmente. Para isso, é necessário ter o número do NIS em mãos, o trabalhador pode conferir se pode sacar o PIS, através do site da Caixa.
Calendário PIS/PASEP 2020-2021
PIS de 2020-2021