Conta poupança da Caixa: Como funciona? Conheça as funções antes de baixar!

Depósitos dos benefícios sociais contam com nova ferramenta. Desde a liberação do auxílio emergencial, o governo federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, criou uma nova forma de pagamento para a população. A poupança da Caixa, mais conhecida como poupança digital, funciona como uma espécie de banco de reserva online, permitindo que o poder público faça envios unificados pela mesma instituição financeira.  

Conta poupança da Caixa: Como funciona? Conheça as funções antes de baixar! (Imagem: Reprodução - Google)
Conta poupança da Caixa: Como funciona? Conheça as funções antes de baixar! (Imagem: Reprodução – Google)

A conta poupança Caixa está sendo utilizada para depositar os valores dos benefícios sociais, como o auxílio emergencial e FGTS.

Antes de repassar a quantia para as contas correntes dos beneficiários, o ministério da economia determina o envio para a plataforma online, de modo que possa organizar com mais tempo as formas de saque nas agências bancárias.  

Sua instauração foi feita como uma forma de minimizar o número de cidadãos nas unidades bancárias, mediante o risco de contaminação pelo novo coronavírus 

Funções da conta digital  

Além de receber os valores do poder público, o beneficiário cadastrado na conta digital tem uma série de possibilidades. Por meio do app Caixa Tem, é possível também realizar transferências gratuitas para outras contas bancárias, pagar boletos via leitura de código de barras, QR code ou digitação do número do documento e também fazer saques em caixas 24h.  

Cartão de débito virtual para compras 

Outra funcionalidade importante é o cartão digital. Desenvolvido na modalidade de débito, a ferramenta permite que seus usuários façam compras online, através do número de identificação presente no aplicativo. Para poder acessa-lo, basta abrir o app, selecionar o ícone de Cartão de Débito Virtual e cadastra-lo na hora das compras.  

Como acessar a poupança da Caixa? 

O app está disponível para os celulares com sistema operacional IOS ou Android e deve ser instalado na seguinte forma:  

  • Faça o download do aplicativo Caixa Tem na App Store ou Google Play 
  • Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso 
  • Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado 
  • Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.