publicidade

Depósitos dos benefícios sociais contam com nova ferramenta. Desde a liberação do auxílio emergencial, o governo federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, criou uma nova forma de pagamento para a população. A poupança da Caixa, mais conhecida como poupança digital, funciona como uma espécie de banco de reserva online, permitindo que o poder público faça envios unificados pela mesma instituição financeira.  

Conta poupança da Caixa: Como funciona? Conheça as funções antes de baixar! (Imagem: Reprodução - Google)
Conta poupança da Caixa: Como funciona? Conheça as funções antes de baixar! (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

A conta poupança Caixa está sendo utilizada para depositar os valores dos benefícios sociais, como o auxílio emergencial e FGTS.

Antes de repassar a quantia para as contas correntes dos beneficiários, o ministério da economia determina o envio para a plataforma online, de modo que possa organizar com mais tempo as formas de saque nas agências bancárias.  

Sua instauração foi feita como uma forma de minimizar o número de cidadãos nas unidades bancárias, mediante o risco de contaminação pelo novo coronavírus 

Funções da conta digital  

Além de receber os valores do poder público, o beneficiário cadastrado na conta digital tem uma série de possibilidades. Por meio do app Caixa Tem, é possível também realizar transferências gratuitas para outras contas bancárias, pagar boletos via leitura de código de barras, QR code ou digitação do número do documento e também fazer saques em caixas 24h.  

Cartão de débito virtual para compras 

Outra funcionalidade importante é o cartão digital. Desenvolvido na modalidade de débito, a ferramenta permite que seus usuários façam compras online, através do número de identificação presente no aplicativo. Para poder acessa-lo, basta abrir o app, selecionar o ícone de Cartão de Débito Virtual e cadastra-lo na hora das compras.  

Como acessar a poupança da Caixa? 

O app está disponível para os celulares com sistema operacional IOS ou Android e deve ser instalado na seguinte forma:  

  • Faça o download do aplicativo Caixa Tem na App Store ou Google Play 
  • Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso 
  • Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado 
  • Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação. 
COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.

VEJA TAMBÉM