O segundo lote da restituição do IRPF 2020 estará disponível a partir do próximo dia 30. As consultas para saber se está incluso nesse pagamento começaram dia 22 de junho.
Vale lembrar que o primeiro lote já havia sido liberado no mês passado, e pôde ser retirado por milhões de contribuintes desde o dia 29 de maio. Os contribuintes contemplados foram idosos e pessoas com doenças graves ou que tenham algum tipo se deficiência, seja ela física ou mental. Agora, os novos beneficiários podem sacar o seu dinheiro.
Os contribuintes que serão contemplados nesse segundo lote, são aqueles que enviaram suas declarações até o dia 4 de março. Para efetuar a consulta, basta acessar o site da Receita Federal e inserir seus dados.
O valor será pago na conta informada pelo contribuinte na hora de efetuar e enviar a declaração do imposto de renda. As contas indicadas podem ser correntes ou poupanças e devem ser da mesma titularidade do declarante.
É preciso ressaltar que não há possibilidade de receber a restituição através de conta salário. Além disso, o valor fica disponível por um ano, mas se ele não for resgatado será necessário fazer um requerimento específico para recebê-lo após o prazo. Esse requerimento pode ser feito em no máximo 5 anos.
Lotes e critérios para receber a restituição do IRPF 2020
Não é possível prever em que momento cada contribuinte receberá a sua restituição. Para ter chances de receber mais cedo, o ideal é que a declaração seja entregue com antecedência, afinal, esse é um dos grandes critérios na hora de distribuir os valores.
Os outros critérios são:
- Contribuintes com mais de 80 anos.
- Contribuintes com 60 anos ou mais.
- Contribuintes que tenham deficiência física ou mental.
- Portadores de moléstias graves.
- Contribuinte cuja maior renda é o magistério.
- Por último, a ordem de entrega da declaração.
Confira o calendário e distribuição dos próximos lotes:
- 1º lote 29 de maio
- 2º lote 30 de junho
- 3º lote 31 de julho
- 4º lote 31 de agosto
- 5º lote 30 de setembro