Imposto de Renda 2020: Você está no 2º lote de restituição? Aprenda a consultar!

Receita Federal começará a pagar os valores do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2020. A partir do próximo dia 30, os contribuintes que tiverem direito a devolução fiscal poderão sacar suas quantias. No entanto, para quem está em dúvidas se poderá gozar ou não do benefício, estão liberadas as consultas, realizadas no site da RF. No texto abaixo, ensinamos como fazer o procedimento, confira.  

Imposto de Renda 2020: Você está no 2º lote de restituição? Aprenda a consultar! (Imagem: Reprodução - Google)
Imposto de Renda 2020: Você está no 2º lote de restituição? Aprenda a consultar! (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder conferir se tem direito as restituições, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o telefone 146. O procedimento é simples e solicita apenas o número da documentação pessoal do cadastrado. Basta se conectar no login de acesso individual, disponível também em uma versão de aplicativo para tablets e celulares e informar o número do CPF.  

Feito isso, a ferramenta apresentará as seguintes informações:  

  • Se o cidadão terá direito a restituição e quais os valores a serem depositados;  
  • Declaração está na “fila de restituição”, ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses); 
  • Declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. 

Para quem estiver com status de “em processamento” ou na “fila de espera”, significa que há erros nas informações prestadas pela declaração, ou seja, o contribuinte caiu na malha fina. Nesse caso, ele deverá gerar uma declaração retificadora, corrigindo as informações pontuadas pera Receita.  

Calendário de restituições do Imposto de Renda 2020

Este ano, as restituições serão pagas em cinco lotes: 

  • 1º lote: 29 de maio de 2020 
  • 2º lote: 30 de junho de 2020 
  • 3º lote: 31 de julho de 2020 
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020 
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020 

De acordo com dados da Receita Federal, nesse momento serão contemplados cerca de 3.306.644 de brasileiros, que deverão receber em média R$ 5,7 bilhões. Ainda de acordo com o órgão, o pagamento será o “maior valor para um lote de restituição em todos os tempos”.  

Para poder sacar, basta o contribuinte ir até uma unidade bancária de sua instituição, informada no ato da declaração. É válido ressaltar que o valor é enviado diretamente para sua conta pessoal, sem a possibilidade de depósitos em outros nomes. 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.