O Instituto Nacional do Seguro Social, prorrogou mais uma vez o atendimento remoto aos segurados do INSS para até o dia 10 de julho. De acordo com uma portaria publicada hoje (22), o retorno desse atendimento será gradual e terá início a partir do dia 13 de julho.
O governo deve detalhar as diretrizes e protocolos que devem ser seguidos para que o segurado seja atendido com segurança e conforto nas unidades. Essas medidas tem como objetivo proteger as pessoas durante o período de enfrentamento do coronavírus.
Nesta primeira fase, de reabertura gradual, serão priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Com o retorno destes serviços em 13 de julho, a ideia é acelerar os processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.
Atualmente, para qualquer um dos serviços pode ser realizado o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135.
As pessoas sem agendamento não serão atendidas nas agências para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde. Já que a maioria dos atendidos pelo órgão são idosos que estão no grupo de risco do coronavírus.
Os serviços do INSS que não estiverem disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais na internet.
O regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado. Sendo assim, o segurado pode resolver boa parte de suas necessidade pelo aplicativo.
Meu INSS
Caso o segurado tenha alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), gerar sua senha e aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.
O aplicativo foi criado para trazer mais facilidade ao cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços.