Em meio a pandemia do novo coronavírus, governo federal, estadual e municipal, estão tentando contornar os possíveis problemas relacionados a renda dos brasileiros. Um bom exemplo disto é que prefeituras de todo o país tem prorrogado prazo de vencimento de impostos. O mesmo aconteceu na Prefeitura de Palmas, capital do Tocantins, que mais uma vez adotou uma nova data de pagamento do IPTU 2020.
Por lá, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 agora terá um novo prazo de pagamento. Medida foi tomada mediante a crise econômica provocada pelo Covid-19.
Esta é mais uma das prorrogações que a prefeitura fez no pagamento do imposto, desde março vem sendo divulgadas novas datas, com esta agora já são quatro modificações. Desta vez, os contribuintes terão até o dia 15 de julho de 2020 para quitar o IPTU 2020.
O desconto do pagamento à vista permanece. Ou seja, aqueles que desejam quitar o valor de forma única irão receber até 30% de abatimento. Aos que desejaram pagar por meio do parcelamento, não recebem o benefício.
Segundo a prefeitura, em comunicado enviado à imprensa, a nova prorrogação é referente aos prazos para que os contribuintes tenham a possibilidade de se reorganizar financeiramente e ter melhores condições para atualização do carnê.
Para aqueles que não tiveram ainda acesso a guia de pagamento ou a perderam, todo o processo de emissão da segunda via está sendo realizado através do site da Prefeitura. Por lá, ainda é possível tirar outras dúvidas sobre o IPTU 2020.
Além deste imposto, as datas de pagamento da Taxa de Coleta de Lixo e da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) também foi adiada. Todos as autorizações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (15).
Calendário IPTU 2020 de Palmas
- Parcela única ou 1ª parcela – 15 de julho (Sem juros e multas)
- 2ª Parcela – 15 de julho (Sem juros e multas)
- 3ª Parcela – 15 de julho (Sem juros e multas)
- 4ª Parcela – 15 de julho (Sem juros e multas)
- 5ª Parcela – 15 de julho
- 6ª Parcela – 17 de agosto
- 7ª Parcela – 15 de setembro
- 8ª Parcela – 15 de outubro
- 9ª Parcela – 16 de novembro
- 10ª Parcela – 15 de dezembro