Com o prazo de declarações do Imposto de Renda (IR 2020) se aproximando do fim, a Receita Federal ainda espera um quantitativo de 12 milhões de declarações a serem realizadas por brasileiros de todo o país.
A prestação de contas com o Leão é um procedimento obrigatório para os contribuintes que se enquadrem no perfil de tributação, no qual incide regras, entre elas, a de ter rendimento tributável com valor igual ou acima de R$ 28.559,70 no último ano base, ou seja 2019.
É importante destacar que as declarações são aceitas pela Receita Federal até o próximo dia 30 de junho. O prazo foi alterado mediante a pandemia do novo coronavírus. A mesma data limite vale para os pagamentos do DARF.
De acordo com a Receita Federal, até as 11h desta terça-feira (16), 19,5 milhões de declarações já foram realizadas. Montante representa o cumprimento de 61% de um total de 32 milhões que o órgão espera receber neste ano.
Para realizar a declaração do Imposto de Renda é preciso baixar o programa que realiza o procedimento no computador, disponível no site da Receita. Nele, serão imputadas as documentações referentes aos ganhos e investimentos no último ano.
Vale ressaltar que ainda há isentos de realizar o procedimento e pagamento do IR 2020. Este público são pessoas com renda relativas a aposentadoria, pensão ou reserva/reforma (militares) e portadores de doenças específicas. Para ter conhecimento sobre cada uma delas, acesse o site da Receita Federal.
Os brasileiros que tem direito à restituição do IRPF 2020, por conta das despesas médicas ou outras, vão estar incluso em um dos 5 lotes pagos de maio a setembro, de acordo com calendário já divulgado.
A consulta para saber o saldo em conta e se o benefício já foi liberado pode ser feita a partir das 9h, sempre utilizando os seguintes canais: na página da Receita na internet, pelo telefone 146 ou através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.
Calendário restituição IR 2020
- 1° lote: 29 de maio
- 2° lote: 30 de junho
- 3° lote: 31 de julho
- 4° lote: 31 de agosto
- 5° lote: 30 de setembro
O primeiro lote já foi transferido e deu preferência para idosos e pessoas com deficiência. A partir da segunda rodada, ganha prioridade quem entregou o IR 2020 antes. Por isso a importância de antecipar o envio.