Auxílio emergencial: Portal da Transparência divulga nome de TODOS os beneficiados

Após denúncias de fraude, Ministério da Cidadania e Dataprev liberam seus dados para consulta. Na última semana, o Portal da Transparência do Governo Federal foi atualizado. A página digital tem como objetivo apresentar os números do poder público e precisou passar por essa formatação para poder exibir as informações dos cadastrados no auxílio emergencial. 

Auxílio emergencial: Portal da Transparência divulga nome de todos os beneficiados (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio emergencial: Portal da Transparência divulga nome de todos os beneficiados (Imagem: Reprodução – Google)

Quem fizer a consulta, poderá ter acesso ao nome completo, CPF e valor recebido por cada cidadão.  

A iniciativa de poder publicizar esses dados veio do Tribunal de Contas da União. Após receber uma denúncia anônima, informando que mais de 70 mil militares estariam tendo acesso aos R$ 600 do coronavoucher de forma incorreta, a justiça solicitou uma revisão dos cadastrados de modo que pudesse cobrar a aqueles que não tinham direito, mas gozavam do pagamento.  

Desse modo, o Ministério da Cidadania recebeu uma intimação afirmando sobre a obrigatoriedade da publicação. Na página, é possível conferir os informes de mais de 53 milhões de cadastrados.  

Como fazer a consulta?

Os interessados em conferir se os seus nomes estão registrados independente de estarem ou não recebendo valores, precisam acessar o site (aqui).

Basta fazer uma busca por meio dos filtros, que dividem os usuários através de estado, município e mês. É só digitar o nome completo, número do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).  

A medida é válida tanto para quem foi cadastrado no Cadastro Único, quanto no aplicativo do Auxílio Emergencial e também para os segurados do Bolsa Família. Para esse último grupo, a consulta pode ser feita a partir dos dados do titular do benefício.  

Levantamento geral do governo  

De acordo com os números contabilizados, até o momento o governo teve uma despesa de R$ 38 bilhões com os pagamentos da primeira e da segunda parcela. No entanto, é válido ressaltar que nem todos os segurados tiveram acesso a segunda rodada. Para quem se registrou após o dia 30 de abril, só foram pagos os valores do primeiro lote.  

Denúncias contra fraudes no auxílio emergencial 

Quem fizer a consulta e ver que está com o nome incluso indevidamente, pode denunciar por meio da própria página. Basta informar que o depósito feito não é de conhecimento do CPF cadastrado.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.