PONTOS CHAVES
- Devido a pandemia os contribuintes tem mais tempo pra pagar
- Descontos são oferecidos para o pagamento dentro do novo prazo
- QR Code é novidade em Vitoria
Devido aos problemas econômicos trazidos pela pandemia do coronavírus, várias capitais adiaram o pagamento de seus tributos, entre eles o IPTU 2020 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Aqui você confere algumas das cidades que alteraram sua datas finais de pagamento do Imposto.
IPTU 2020 Rio de Janeiro
Os moradores do município do Rio de Janeiro podem pedir a antecipação da quitação do saldo do IPTU 2020, e/ou também da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). Todos podem contar com desconto de 20%, a redução é concedida para pagamentos à vista de cotas vencidas ou que vão vencer e estejam em aberto.
A guia para o pagamento pode ser obtida pelo site Carioca Digital e deve ser paga até o dia 5 de junho. Para as cotas que já estejam vencidas a Prefeitura do Rio vai conceder um desconto de 100% nos acréscimos moratórios. Porém, as pessoas que já efetuaram o pagamento do IPTU e da taxa de coleta 2020, não receberão ressarcimento.
Caso o contribuinte opte por parcelar o valor do imposto, ele não recebe o desconto de 20%, mas conta com a isenção da cobrança de acréscimos moratórios, e pode pagar em até cinco parcelas com o valor mínimo de R$50 reais cada, através de guias que vencem entre agosto e dezembro de 2020.
A data para solicitar o parcelamento ainda não foi divulgada pela Prefeitura do Rio. Estes descontos fazem parte das medidas tomadas em meio a pandemia do coronavírus.
Teresina
Em Teresina, a prefeitura anunciou uma nova data de pagamento do IPTU 2020, da Taxa de Coleta de Resíduos e da COSIP das casas sem ligação regular de energia elétrica. Agora os contribuintes tem até o dia 31 de julho para efetuar o pagamento da cota única, ou da primeira parcela dos impostos
O secretário municipal de Finanças Francisco Canindé, disse que a prefeitura está monitorando os impactos do coronavírus na cidade e como a situação da saúde pública ainda não é favorável, foi decidido que o prazo de pagamento do IPTU seria ampliado. Com isso os cidadãos ganham mais tempo para se reorganizarem e consigam pagar os impostos sem prejuízos.
As pessoas que pagarem o imposto dentro do novo prazo, terão o direto ao desconto de 7% no pagamento da cota única.
Com a decisão da portaria municipal, as novas datas estipuladas são estas:
- Cota única (31/07/2020);
- Cota 01 (31/07/2020);
- Cota 02 (31/08/2020);
- Cota 03 (30/09/2020);
- Cota 04 (30/10/2020);
- Cota 05 (30/11/2020)
- Cota 06 (30/12/2020).
Vitória
Em Vitória, a prefeitura mudou a data de vencimento das segunda, terceira e quarta cota do IPTU 2020. As pessoas que optaram pelo parcelamento do imposto em 10 vezes, a segunda cota vence no dia 14 de outubro. A terceira parcela fica para 13 de novembro e em 14 de dezembro a quarta cota.
Em 2020, o contribuinte do IPTU em Vitória, conta com um jeito mais rápido e fácil para pagar o IPTU: o uso do QR Code. Vitória é pioneira nesta forma de pagamento.
Para usar o QR Code, é preciso abrir a câmera do celular ou utilizar um aplicativo de leitura para códigos QR e estar com uma conexão de internet. A partir dai, basta executar o aplicativo instalado no celular e posicionar a câmera digital de maneira que o código, disponível na guia do tributo, seja escaneado. Em seguida, o programa exibirá a possibilidade de pagamento.
IPTU 2020 Ponta Porã (MS)
Segundo o secretário Fábio Cervieri, o vencimento do IPTU que estava marcado para 11 de maio, ficou para 11 de junho, um mês a mais. O pagamento à vista continua oferecendo 25% de desconto.
O adiamento já era solicitado pelos contribuintes considerando o grande número de pessoas que estão comparecendo às agências bancárias e correspondentes.
Quem preferir pagar o imposto parcelado, a primeira parcela que venceria no dia 13 de maio, pode ser dividida em até duas vezes, com os vencimentos para os meses de outubro e novembro. Já as demais parcelas seguem normalmente, com a segunda vencendo no mês de dezembro e assim por diante.