publicidade

Neste mês de junho, será liberado mais um pagamento dentro do calendário do saque aniversário do FGTS. O saque aniversário permite que o trabalhador retire uma parte do dinheiro das suas contas do fundo de garantia todo ano. 

 Calendário saque aniversário FGTS: confira quando vai receber seu dinheiro
Calendário saque aniversário FGTS: confira quando vai receber seu dinheiro (Imagem FDR)
publicidade

Essa migração ao saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa Econômica Federal até o último dia do mês do aniversário do interessado, caso queira receber ainda neste ano. Já se perder esse prazo, o recebimento será apenas em 2021.

O valor a ser retirado varia de acordo com o saldo do trabalhador no FGTS, quanto maior, menor a alíquota aplicada, o que não significa que o valor seja menor. 

A partir de hoje (1), podem realizar os saques os nascidos nos meses de maio e junho.

Veja o calendário saque aniversário do FGTS

Mês de aniversário Mês de saque
Janeiro Abril a Junho de 2020
Fevereiro Abril a Junho de 2020
Março Maio a Julho de 2020
Abril Maio a Julho de 2020
Maio Junho a Agosto de 2020
Junho Junho a Agosto de 2020
Julho Julho a Setembro de 2020
Agosto Agosto a Outubro de 2020
Setembro Setembro a Novembro de 2020
Outubro Outubro a Dezembro de 2020
Novembro Novembro a Janeiro de 2021
Dezembro Dezembro a Fevereiro de 2021

 

Os trabalhadores podem antecipar os recursos do saque-aniversário por meio de empréstimo bancário.

Caso isso aconteça, o valor antecipado ficará retido na conta do trabalhador, para ser transferido ao banco que liberou esse crédito no dia previsto para o saque.

Isso permite que esse financiamento seja feito com juros mais baixos que os que normalmente são cobrados pelo mercado. 

Como consultar saldo 

Para saber quanto pode sacar do FGTS é só acessar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS. Podendo fazer uma simulação dentro desta modalidade de recebimento. 

No site da Caixa, você precisa confirmar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF, e clicar em “cadastrar senha”.

Depois de cadastrar a senha, é necessário ler o regulamento, clicar em “aceito” e preencher todos os campos com os dados pessoais. Por último, crie uma senha com até oito dígitos, com letras e números, e confirme.

Você será direcionado para a tela de login novamente. Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e acesse.

No aplicativo FGTS é necessário selecionar a opção “cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Depois, deve cadastrar uma senha de acesso, numérica, com seis dígitos.

Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Depois de incluir seus dados, é só clicar no botão “não sou um robô”.

Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado. Acesse-o e clique no link que foi enviado. Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e a senha cadastrada.

Após o login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional. Depois de responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar.

COMENTÁRIOS

Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.

VEJA TAMBÉM