Golpe do auxílio emergencial rouba CPF e dados pessoais das vítimas

Parece que a cada dia que passa, sempre nos deparamos com um novo tipo de golpe. Desta vez os alvos são o auxílio emergencial pago pelo governo, e as mensagens com o código de acesso para entrar no aplicativo do auxilio. Saiba como proceder nesta situação.

Golpe do auxílio emergencial rouba CPF e dados pessoais das vítimas
Golpe do auxílio emergencial rouba CPF e dados pessoais das vítimas (Imagem: FDR)

Em uma reportagem especial produzida pelo portal G1, o entrvistado Léo informou que estava conferindo suas mensagens no celular e se deparou com um SMS supostamente do auxílio emergencial:

“Auxilio: Seu codigo e ******, valido ate 24/05/2020 04:46. Nao compartilhe”

O problema é que ele não havia solicitado o recebimento do código e estava dormindo no horário em que o SMS foi enviado. Ele ficou com dúvida se deveria entrar em contato com a Caixa.

Caso você não tenha solicitado o auxílio, deve ignorar a mensagem. Existe a possibilidade de alguma pessoa ter digitado o número de telefone errado no cadastro e o SMS ter ido para você.

Porém, a Caixa Econômica informa que o recebimento de código não solicitado é uma forma comum de ataque para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos.

A Caixa aconselha também a verificar se seu CPF foi usado em uma solicitação do auxilio emergencial. Esta verificação é possível de ser feita no site da Dataprev. As pessoas que não receberam mensagens também podem conferir.

Se o seu CPF for utilizado de maneira indevida em uma fraude, a Caixa orienta que seja aberta uma denúncia pelo telefone 121.

Nota completa da Caixa sobre os golpes com o auxílio emergencial

A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os canais oficiais da CAIXA ou do Governo Federal para buscar informações e acesso aos serviços. Canais oficiais CAIXA para o Auxílio Emergencial: site auxilio.caixa.gov.br; app CAIXA – Auxílio Emergencial; central de atendimento pelo telefone 111.

A CAIXA não envia e-mails, mensagens ou realizam ligações para os cidadãos. Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão pode ser caracterizada como tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes.

O recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos. Nessa situação, o melhor a se fazer é ignorar e bloquear o contato. Recomendamos, ainda, que o cidadão consulte seu CPF no site/app da CAIXA ou Dataprev para conferir a situação atual.

Em casos de suspeita de fraude, pode ser aberta uma denúncia pelo telefone 121 ou pessoalmente em qualquer agência da CAIXA.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile