Auxílio emergencial: 9,7 milhões ainda aguardam aprovação da Caixa

Milhares de brasileiros seguem sem acesso ao auxílio emergencial. Nessa semana, a Caixa Econômica Federal divulgou um balanço onde mostra que há mais de 9,7 milhões de pedidos do coronavoucher em análise. De acordo com o banco, desse total, 4,9 milhões ainda seguem para a primeira análise e 4,8 milhões ainda estão sujeitos a correções dos dados. Os números são equivalentes as solicitações realizadas nos últimos dias pelo app ou site da instituição.  

Auxílio emergencial: 9,7 milhões ainda aguardam aprovação da Caixa (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio emergencial: 9,7 milhões ainda aguardam aprovação da Caixa (Imagem: Reprodução – Google)

Ainda conforme o relatório divulgado, até agora já foram registrados mais de 101,2 milhões de pedidos para ter acesso aos R$ 600. Os cadastramentos começaram a ser realizados no começo do mês de abril e contabilizaram 59 milhões de aprovações e 42,2 milhões de recusas. Nesse momento, a Caixa informou que há liberações feitas para 55 milhões de cadastrados aprovados 

Reclamações sobre filas na hora do pagamento 

Questionado sobre quais medidas a Caixa adotaria para evitar aglomerações em suas agências, nos dias dos pagamentos, o presidente Pedro Guimarães informou que a instituição adotou novas regras para a aplicação do calendário. De acordo com ele, a divisão do cronograma em três grupos evitará que a população esteja reunida nos bancos.  

“Nós temos muita confiança que os pagamentos serão realizados com tranquilidade, sem filas, da mesma maneira que estão sendo feitas agora. Esperamos, sim, agências com mais movimento do que na semana que passou e na próxima semana, mas sem ser nada comparável àquilo que a gente viu há três semana atrás, quando de fato tivemos dois ou três dias de agências muito cheias”, afirmou o presidente da Caixa.  

Pagamento da segunda rodada do auxílio emergencial 

O pagamento da nova parcela do auxílio começou a ser feito na última semana. Para evitar que a população se desloque até as unidades da Caixa, o banco mudou a forma da liberação que agora é feita exclusivamente por meio da poupança digital.  

De acordo com Guimarães a decisão inviabilizará a lotação nas agências, sem deixar de permitir que a população seja contemplada. Os beneficiários contarão com um cartão de débito virtual, onde poderão pagar boletos e fazer compras online.  

O gestor afirmou ainda que, nesse calendário, serão contempladas cerca de 2,5 milhões de pessoas por dia. “Esse é um valor muito grande, mas que a Caixa Econômica Federal hoje consegue pagar com uma certa tranquilidade.” 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile