Contato INSS: saiba como falar com o Instituto na quarentena

Com o início da pandemia e o país entrando em quarentena, as agências do INSS espalhadas pelo país tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado. Com isso, milhões de brasileiros tem se perguntado qual a melhor maneira de entrar em contato com as agências.

Contato INSS: saiba como falar com o órgão na quarentena
Contato INSS: saiba como falar com o órgão na quarentena (Foto: Google)

Diversos serviços podem ser solicitados através do site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, existe a opção de ligar para o número 135.

Segundo informações do site, existe a possibilidade que as agências retornem com seu funcionamento no dia 25 de maio.

Porém, esta data ainda não foi totalmente definida, uma vez que os estados tem prorrogado a quarentena para evitar risco de maiores contaminações.

Veja abaixo como utilizar cada canal de acesso ao INSS.

Aplicativo

O aplicativo pode ser baixado para dispositivos compatíveis com Android ou iOS. O app é gratuito e está disponível nas lojas Google Play Store e Apple Store.

Trata-se de um contato direto entre o INSS e os cidadãos, possibilitando que sejam efetuadas diversas solicitações e consultas.

Para efetuar o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Após o cadastro, o aplicativo fará algumas perguntas para confirmar a identidade do usuário.

Site

O cadastro no site é feito com os mesmos procedimentos do aplicativo. Para isso é preciso acessar o endereço: https://meu.inss.gov.br/

Telefone 135

Através do telefone é possível fazer solicitações e consultas também. Muitas informações são adquiridas através de um atendimento eletrônico, porém é possível falar com um atendente, caso a solicitação seja mais complexa.

A solicitação do salário maternidade, por exemplo, pode ser conseguida no mesmo dia, se feita via telefone.

Serviços realizados pelos canais de atendimento

 

 

Sair da versão mobile