Semana segue com liberações do auxílio emergencial. Nesta quinta-feira (21), a Caixa Econômica Federal dará início a uma nova rodada de pagamentos do coronavoucher. O calendário contempla os trabalhadores que receberam a primeira parcela até o último dia 30 de abril e também quem irá ter acesso ao benefício pela primeira vez. Para poder movimentar a quantia, é preciso estar inscrito no app Caixa Tem ou ir até uma agência bancária. Entenda mais no texto abaixo.
De acordo com a administração da Caixa, hoje serão contemplados os 5,3 milhões de inscritos no Cadastro Único, que solicitaram o benefício no app ou site, e receberam a primeira parcela no mês de abril.
Por uma questão de organização, para evitar aglomerações e filas, apenas os nascidos entre os meses de março e abril, dentro deste grupo, poderão receber a segunda parcela.
A liberação contemplará também os beneficiários do Bolsa Família que tenham o número final do NIS 4. Nesse caso, o recebimento acorrerá conforme as determinações do projeto, com os valores enviados para as contas dos cidadãos e sacados por meio da apresentação do Cartão Bolsa Família.
Por fim, o último grupo que irá contar com os R$ 600 será composto pelos novos inscritos recém aprovados pelo ministério da cidadania. Nesse caso, a liberação ocorrerá para quem nasceu no mês de março. Os demais terão os depósitos feitos nos próximos dias, conforme o calendário abaixo:
Primeira parcela do auxílio emergencial para novos aprovados
- 19 de maio (terça): nascidos em janeiro
- 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
- 21 de maio (quinta): nascidos em março
- 22 de maio (sexta): nascidos em abril
- 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
- 25 de maio (segunda): nascidos em agosto
- 26 de maio (terça): nascidos em setembro
- 27 de maio (quarta): nascidos em outubro
- 28 de maio (quinta): nascidos em novembro
- 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro
Pagamento digital
Ao anunciar o novo cronograma, a Caixa informou também modificações nas formas de recebimento do auxílio. Nessa segunda rodada, os trabalhadores não poderão receber o valor através de suas contas bancárias cadastradas na inscrição.
O pagamento será feito apenas por meio do app Caixa Tem, que funciona como uma espécie de poupança digital. Nele, os usuários poderão fazer pagamentos de boletos online e criar um cartão de débito que funcionará apenas para transações digitais. Inicialmente não será possível sacar ou transferir a quantia para outra conta.