O presidente do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Alexandre Lopes, afirmou, na última sexta-feira (15), que o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sigla Enem, deverá ser adiado por conta da pandemia gerada pelo coronavírus no Brasil.
Em live da startupt Evolucional, empresa de tecnologia responsável por promover estratégias educacionais online, o presidente do Inep disse que a prova do Enem provavelmente será adiada, mas que que ainda é cedo para determinar como o adiamento deverá ocorrer.
“Não se faz Enem de um dia para o outro. Só para imprimir as provas, são 45 dias. A partir do momento em que a gente estiver com tudo pronto para a aplicação da prova, podemos discutir a data”, disse. Mas não deu um novo cronograma.
A entrevista foi promovida pela startup Evolucional, empresa de tecnologia responsável por criar, pela primeira vez, um simulado online para que estudantes de todo o país possam se preparar para o Enem.
Enem digital 2020
A versão online do simulado foi elaborada exclusivamente para o período do isolamento social, mas representa um passo à frente na proposta do Inep de aplicar a prova no formato digital num futuro próximo.
De acordo com as informações fornecidas na live, a proposta é que até 2026 todas as provas do Enem sejam aplicadas no ambiente virtual.
“No futuro o Enem vai levar à informatização das escolas. A gente vai abrir a possibilidade para o aluno de escolher quando será melhor fazer a prova, entre outra série de vantagens”, explica Lopes.
O presidente do Inep garantiu também que, independente dos próximos acontecimentos relacionados ao coronavírus, a prova vai acontecer. “A questão da data pode ser modificada, mas asseguramos que o Enem vai ser realizado”, finaliza.
As inscrições para o Enem continuam abertas e podem ser feitas no site do site oficial até o dia 21 de maio.