Trabalhadores de todo o país devem ficar atentos ao recebimento do benefício do abono salarial. O calendário do PIS/PASEP 2020-2021 já foi divulgado pelo governo federal. Mas quais são os caminhos para acompanhar o saldo do benefício?
Antes é preciso saber se o trabalhador realmente tem direito a receber. Para isso é necessário atender a alguns critérios específicos definidos pelo governo federal, entre eles trabalhar com carteira assinada há pelo menos cinco anos.
Vale ressaltar que o PIS e PASEP são pagamentos diferentes, sendo o primeiro pago para profissionais com vínculo empregatício em empresa privada. Já o PASEP destinado aos que são contratados de serviços públicos.
Os profissionais de todo o país que se enquadram nos critérios de recebimento do benefício devem ficar atentos a como consultar o saldo. Os saques podem ser de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base, que neste novo calendário é 2019.
Como consultar PIS/PASEP
Para realizar a consulta o interessado tem alguns meios e podem ser feitos de qualquer lugar do Brasil. Para isto, é necessário ter o número do NIS em mãos, o trabalhador pode conferir se pode sacar o PIS, através do site da Caixa.
Já o PASEP é através do site do Banco do Brasil, clicável neste link. Para ter acesso basta ter o número do benefício ou informar o CPF e data de nascimento para obter todas as informações sobre a conta.
Ainda é possível obter as informações através do aplicativo BB Pasep ou através do Caixa Trabalhador – ambos disponível para download nos sistemas Android e iOS. Por eles, é possível consultar saldo e fazer outras operações. Outro meio de contato é através do telefone 0800 726 0207.
Com o saldo em mente, o trabalhador deve ficar atento ao calendário de recebimentos e também quanto irá receber nesta cota anual. Cronograma já foi definido pelo governo federal e segue estas datas.
Calendário 2020-2021
PIS de 2020-2021