Se você deseja receber seu 13° salário do INSS diretamente em sua conta corrente, saiba que isto já é possível. A informação foi dada hoje (14) pelo Instituto Nacional do Seguro Social, e a operação de transferência do pagamento de benefícios da modalidade cartão magnético para o depósito em conta corrente já pode ser feito.
Para realizar a operação é necessário entrar no site ou aplicativo Meu INSS e fazer o login utilizando CPF e sua senha pessoal. Após o login, clique em Agendamentos/Solicitações e na sequência, clique em Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços, e por fim, Transferir Benefício para Conta Corrente. Agora é o momento do envio da documentação que será pedida.
Novamente o objetivo do INSS com esta medida é evitar que as pessoas precisem ir até as agências durante a pandemia para realizar esta operação. Uma média de 12,4 milhões de pessoas recebem o benefício através de seu cartão magnético.
O instituto lembra que a conta corrente em que o dinheiro será depositado precisa estar no mesmo nome do titular do benefício. A solicitação, exige que o beneficiário tenha login e senha no sistema do Meu INSS, já que o procedimento necessita de autorização por intermédio de mediante autenticação do usuário.
Como realizar a transferência do 13° salário do INSS
Agências permanecem fechadas
Diante da pandemia, o atendimento presencial no INSS que não acontece desde o dia 19 de março e foi ampliado até 22 de maio. Todas as pendências possíveis estão sendo feitas pelo aplicativo Meu INSS.
O instituto reforçou que desde que as agências foram fechadas, os segurados foram dispensados de realizar a perícia médica presencial para receber a antecipação do auxílio doença que equivalente a um salário mínimo.
Porém, toda a análise de requisições de benefícios permanece sendo realizada através dos atestados que são enviados pela internet no aplicativo ou site.
O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
Os serviços online são: Aposentadorias Urbanas, salário Maternidade, extrato Previdenciário (CNIS), agendamentos/requerimentos, calculadoras entre outros.