INSS encerra seleção para trabalho temporário com 17,2 mil candidatos

Ação força tarefa do INSS contou com mais de 17,2 mil inscritos. Nesse domingo (10), o Instituto Nacional do Seguro Social finalizou as inscrições para os aposentados da União e militares inativos que desejavam ocupar cargos nas unidades presenciais. A medida faz parte de um pacote de ações para reduzir o número dos benefícios que esperam por análise. E convocará cerca de 8.230 profissionais. 

INSS encerra seleção para trabalho temporário com 17,2 mil candidatos (Imagem: Reprodução - Google)
INSS encerra seleção para trabalho temporário com 17,2 mil candidatos (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o INSS, a divulgação da lista com as classificações será feita no próximo dia 18 de maio. Espera-se que entre os dias 19 e 20 aconteçam os remanejamentos, e no dia 26 seja publicada a portaria oficial, com os aprovados, por meio do Diário Oficial da União e demais portais oficiais do governo federal.  

Sobre a seleção 

Divulgada desde o mês de janeiro, o INSS estava solicitando que aposentados militares se candidatassem para ocupar cargos em suas agências.

A ideia é que estes servidores trabalhem no atendimento ao público de modo que os prestadores de serviço do INSS possam se concentrar apenas nas análises dos benefícios.  

O edital ofertou cargos também para a Subsecretaria de Perícia Médica Federal, Conselho de Recursos da Previdência Social, Subsecretaria de Regimes Próprios e Secretaria de Gestão de Pessoal – SGP/DECIPEX, estes com salários mais altos.  

Os valores de pagamento irão variar entre R$ 2,1 mil para os cargos de base e R$ 4,2 mil para chefias. Quanto ao período de duração dos contratos, estes deverão ser de 1 ano, podendo ser prorrogados por mais 12 meses. Por fim, os selecionados (militares) ainda contarão com um valor adicional de 30% sobre o que ganhavam enquanto reservistas. 

Crise do INSS  

A ação de força tarefa do INSS foi motivada por uma crise que resultou no acumulo de mais de 2 milhões de benefícios. Iniciado desde novembro do ano passado, com a aprovação da reforma da previdência, o atraso nas liberações dos auxílios vem gerando prejuízos de milhares de reais as contas da União. 

O Instituto Nacional do Seguro Social já contabilizou milhões em multas, tendo em vista que a justiça determina que as análises não possam ultrapassar um período de 45 dias. Há pessoas que estão na fila desde o mês de novembro e seguem sem respostas ou previsão de pagamento.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.