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INSS: Saiba como transferir online seu salário para conta corrente
REDAÇÃO em 10 de maio de 2020, às 06:00
Portaria do publicada no último dia 29 de abril, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autoriza transferência do pagamento de benefícios da modalidade cartão magnético para depósito em conta corrente, desde que seja da mesma titularidade.
De acordo com o INSS, essa medida tem o intuito de diminuir a ida de beneficiários até as agências bancárias. Muitas unidades estão apresentando aglomerações por conta dos usuários que tem tentado sacar o auxílio emergencial.
Hoje no Brasil, existem cerca de 12 milhões de beneficiários do INSS que recebem através do cartão magnético. Para alterar a forma de pagamento para recebimento em conta corrente, é preciso fazer a solicitação via aplicativo ou site “Meu INSS”.
Como já informado, a conta corrente precisa ser em nome do beneficiário. Em nota, o INSS confirmou a informação. “Para realizar a solicitação, o beneficiário precisa possuir o login e senha do Meu INSS para que o procedimento seja feito mediante autenticação do usuário”, completa.
Ainda de acordo com a Portaria, para que a mudança na forma de pagamento ocorra, o crédito disponível será bloqueado. Através desse bloqueio a instituição fará a reemissão do pagamento para os beneficiários receberem na modalidade escolhida.
Para não haver a necessidade de deslocamento até o banco, será dispensada no requerimento de transferência a necessidade de autenticação da documentação.
Na mesma data, o INSS também anunciou outra portaria onde autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença no período em que as agências estiverem com atendimento presencial suspenso.
Atendimento presencial do INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social continuam com os atendimentos suspensos devido a pandemia de coronavírus. O prazo será prorrogado de acordo com as novas determinações do governo com relação ao isolamento social.
Durante o fechamento das agências, os pedidos previdenciários e assistenciais, devem ser realizados por meio de canais: pelo telefone, através do número 135 ou pela internet através do aplicativo “Meu INSS”.
Todos os serviços estão paralisados e isso inclui a reabilitação profissional e assistência social. Tudo deve ser normalizado após a reabertura das agências.