Pagamento do IPTU é modificado por causa do coronavírus. Com a necessidade do isolamento social, diversas regiões do país precisaram readaptar a forma de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2020. A redução das atividades nas agências bancárias e unidades das Casas Lotéricas fizeram com que muitos municípios aderissem à prestação de contas digitais. Confira no texto abaixo como quitar seu tributo sem precisar sair de casa.
Para aqueles que não conseguiram receber o carnê do imposto, o procedimento é simples. É preciso se informar na sua cidade, a segunda via do documento está disponível no site da Prefeitura.
Como gerar o carnê digital do IPTU 2020
Para quem mora em Recife, por exemplo, o procedimento é simples. Basta ir até o site da prefeitura, selecionar a opção serviços e ir até a parte de tributações. Nela, o usuário deverá clicar na opção IPTU – Emissão de Boletos e informar o número de registro do imóvel. Esses dígitos estão presentes na documentação de posse do terreno ou em contratos de locação, por exemplo.
Com a numeração em mãos, é só repassar para o servidor e confirmar a solicitação. No portal, aparecerá duas modalidades de pagamento. A primeira é a cota única, na qual apresenta o valor total do imposto para o ano de 2020. A segunda é dívida em 10 parcelas, onde a quantia é distribuída mensalmente.
Para as parcelas vencidas, é importante ir até o site e gerar uma nova versão, pois ao estipular o prazo determinado seu código de barras fica inválido.
Com o documento renovado, basta copiar os números e aplica-los nos internet banks das instituições financeiras ou então usar os apps da mesma para rastrear o código.
Ausência nos pontos físicos
É importante lembrar que, durante o período da pandemia, não é necessário ir até as unidades bancárias. Instituições como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão com as agências sobrecarregadas por causa de pagamentos como o auxílio emergencial, FGTS, seguro desemprego, INSS e Bolsa Família.
Então, visando evitar o risco de contágio, o ministério da saúde e demais órgãos públicos solicita que as tributações sejam quitadas online. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato (por telefone) com as centrais de atendimento de sua região.