Novo cronograma do auxílio emergencial será lançado essa semana

Depois de ter cancelado o repasse da segunda parcela do auxílio emergencial, liberado para brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, o governo federal detalhou que o novo calendário será liberado nesta semana.

Novo cronograma do auxílio emergencial será lançado essa semana (Foto/FDR)
Novo cronograma do auxílio emergencial será lançado essa semana (Foto/FDR)

O Ministério da Cidadania divulgou em entrevista à imprensa que a nova agenda será divulgada ainda no início desta semana. A demora neste processo de repasse é mediante a questões ligadas a indecisões no governo.

Isto porque, inicialmente previsto para começar no dia 23 de abril, a segunda parcela foi repentinamente adiada, mas presidente Jair Bolsonaro avisou que não foi avisado das mudanças e cancelou o antecipamento.

Justificando ação, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, explicou em nota que motivo da demora e atrasos é porque “Ao longo desse processo, mais de 20 milhões de informais ‘invisíveis’ foram identificados pelo Governo Federal”, pontua.

De acordo com o calendário previamente divulgado, a previsão era de que o pagamento começasse nesta segunda-feira (27), mas não seguiu.

Vale ressaltar que para que o governo consiga terminar de pagar a primeira parcela do auxílio, antes de iniciar a segunda, o presidente editou na última sexta-feira (24) medida provisória (MP 956) que abre crédito extraordinário de R$ 25,7 bilhões em favor do Ministério da Cidadania.

Já a Caixa, por sua vez, detalhou que já realizou o crédito de R$ 26,2 bilhões da primeira parcela de pagamentos para 37,2 milhões de brasileiros.

Mas até agora o balanço divulgado é de que 47,6 milhões de pessoas já concluíram o cadastro no site e no aplicativo, por meio do qual informais, autônomos, desempregados e MEIs podem solicitar o benefício.

O novo cronograma não afetará os beneficiários do Bolsa Família, que já recebem de acordo com os prazos definidos pelo repasse do programa. Novas datas são para aqueles que realizaram inscrição para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa.

Ainda são contemplados aqueles inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família. Os que recebem via conta digital, o calendário de saques também é diferente dos demais.