2ª parcela do auxílio emergencial: TUDO o que se sabe sobre o próximo pagamento

PONTOS CHAVES

Inicialmente, os pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial estava previsto para começar nesta segunda-feira, 27 de abril. Mais tarde, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal e Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, vieram a público para anunciar a antecipação deste pagamento

2° parcela do auxílio emergencial: TUDO o que se sabe sobre o próximo pagamento
2° parcela do auxílio emergencial: TUDO o que se sabe sobre o próximo pagamento (Foto:FDR)

No começo de março, ao apresenta os detalhe do programa de pagamento, o governo informou que a segunda parcela seria paga entre os dias 27 e 30 de abril para aqueles que estavam inscritos no Cadastro Único, e os que se cadastraram por meio do aplicativo e do site do programa.

Na última segunda-feira (20), o presidente da Caixa havia anunciado que o pagamento da segunda parcela seria antecipado, mas dois dias depois, o Ministério da Cidadania voltou atrás e informou que não seria possível adiantar o pagamento.

De acordo com a Caixa, o banco está preparado para realizar o pagamento do crédito, mas está aguardando a liberação de recursos orçamentários e de um novo calendário que será disponibilizado pelo Ministério da Cidadania. 

Na noite da última sexta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória, que abriu o crédito extraordinários de R$25,720 bilhões em favor do Ministério da Cidadania para atender os pagamento do auxílio. 

O pagamento está sendo realizado em três calendários

1. Beneficiários do Bolsa Família

Quem já recebe o Bolsa Família não precisa realizar o cadastro para receber o benefício.

Os trabalhadores que se enquadrarem nas regras receberão o auxílio individual pelo mesmo meio em que recebem o Bolsa Família, esses receberão o benefício que for mais vantajoso.

Pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família:

2. Trabalhadores inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família

Os inscritos no CadÚnico, mas que não recebem o Bolsa Família, também não precisaram se inscrever.

Primeira parcela – foi paga a partir de 9 de abril para quem tem conta no BB ou poupança na Caixa, e a partir de 14 de abril para quem não tem conta nesses bancos.

Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não conseguiria antecipar. O calendário original previa pagamento nas seguintes datas:

Terceira e última parcela:

3. Demais trabalhadores inscritos via aplicativo e site

Os demais trabalhadores que se enquadrem nas regras para receber o benefício deverão se cadastrar pelo aplicativo ou pelo site. 

Primeira parcela será paga em até cinco dias úteis após o cadastro, iniciando em 14 de abril.

Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar.

Terceira e última parcela:

Saques do auxílio emergencial 

Os saques em dinheiro a partir dessas contas será liberado de forma escalonada a partir de hoje, 27 de abril, nos canais de autoatendimento e nas lotéricas, sem cartão, de acordo com o seguinte calendário:

Para fazer o saque, o trabalhador deve entrar em sua conta poupança digital através do aplicativo Caixa TEM e solicitar o saque no valor desejado.

Após isso será gerado um código autorizador que deve ser informado no caixa eletrônico ou na casa lotérica.

Calendário da segunda parcela do auxílio emergencial

O calendário para pagar o segundo lote do auxílio de R$600 será disponibilizado ainda essa semana, que vai de 27 de abril a 01 de maio, pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

As informações são do governo federal, e devem ser repostadas o quanto antes já que o novo mês está se aproximando.

Sair da versão mobile