Aqueles trabalhadores que perderam o emprego no meio da pandemia do novo coronavírus estão relatando dificuldades para conseguir o seguro desemprego. Após o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os desempregados estão tendo que fazer o pedido online.
Dentre as queixas estão a impossibilidade de concluir o pedido no site do governo e no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. E ainda, falta de informações pela central 158.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, esclareceu a decisão de fechamento das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de responsabilidade administrativa de estados e municípios, veio por conta da pandemia, que redobrou os esforços para garantir o atendimento não presencial na solicitação.
Dentre as providências estão o atendimento remoto das unidades de atendimento federais no Ministério da Economia, para oferecer um suporte para quem encontra dificuldades com as solicitações online.
Falha no processo de pedido do seguro desemprego
Em entrevista ao portal G1, Priscila Nogueira, que é analista financeira, foi desligada da empresa em que trabalhava por seis anos no dia 30 de março por conta da pandemia.
Na última semana, ela fez a homologação da sua demissão e tentou dar entrada no seguro-desemprego via site.
Segundo ela, na hora de finalizar, veio uma mensagem de que o processo estava em desacordo com a legislação.
“Depois disso eu olhei o status do pedido e apareceu que está aguardando confirmação no posto do Sine. Antes da pandemia era assim, mas agora os postos estão fechados. Eles me dão como alternativa entrar em contato pelo telefone 158, porém não consigo, as chamadas estão sobrecarregadas, não consigo falar”, conta.
Priscila comentou que conhece outras duas pessoas que estão na mesma situação que ela.
A analista financeira foi demitida juntamente com mais cerca de 200 funcionários de uma empresa de moda esportiva.
Auxílio por e-mail
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou ainda que as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio aos segurados por e-mail.
Cada estado possui um e-mail, veja alguns e-mails.
- São Paulo- trabalho.sp@mte.gov.br;
- Minas Gerais- trabalho.mg@mte.gov.br;
- Rio de Janeiro-trabalho.rj@mte.gov.br.
Para saber qual endereço de e-mail do seu estado é só colocar a abreviação do seu estado após a palavra trabalho, e enviar.