O auxílio-doença é um importante beneficio aos trabalhadores. E em meio a pandemia do novo coronavírus, com as agências do INSS fechadas, o aplicativo Meu INSS se tornou a a ferramenta para que os trabalhadores possam pedir o salário de benefício.
Durante a pandemia, o INSS começou a permitir que os trabalhadores enviem o atestado médico pelo aplicativo ou site Meu INSS. Isto é válido para novos pedidos do auxílio doença. Com as agências fechadas as pericias médicas realizadas pelo instituto estão suspensas.
Leia Mais: Dólar alcança nova alta por interferência internacional; saiba consequências!
Ao receber o atestado médico, um perito estuda o documento e, se ele estiver em conformidade com as requisitos exigidos pelo INSS, é liberado o auxílio no valor de R$1.045.
O INSS diz que o valor de R$1.045 será liberado a titulo de antecipação. “As perícias presenciais serão feitas posteriormente, caso seja necessário, tão logo seja autorizado o trabalho presencial da perícia médica federal e a volta do funcionamento das agências.”.
Uma média de 150 mil segurados já fizeram o envio do atestado médico pelo aplicativo. Segundo o INSS, eles começarão a receber o benefício ainda este mês, após toda a verificação.
Segurados que tem direito a um benefício maior, terão a diferença paga após a pericia médica ser realizada presencialmente, quando as agências reabrirem. O valor da diferença será pago retroativamente à data de entrada do requerimento.
Auxílio doença cortado será retomado
Para os segurados que tiveram o auxílio-doença cortado durante a pandemia, o INSS comunicou que o pagamento do benefício será retomado de forma automática.
A retomada vai acontecer na folha de pagamento mensal, na competência seguinte da cessação. O valor permanece o mesmo que era pago antes da interrupção, levando em conta o período de 30 dias da data de cessação.
A advogada Adriane Bramante, diz que se o pagamento do benefício não for retomado, o segurado pode recorrer no próprio instituto e também na justiça.
De inicio a previsão é que as agências do INSS permaneçam fechadas até 30 de abril. O INSS pode estender esse prazo, se a pandemia causada pelo coronavírus continuar.
Leia Mais: Urgente! Advogados propõem suspender contribuições ao INSS
Neste caso, se o trabalhador tiver um agendamento a partir de maio e as agências permanecerem fechadas, o pagamento será prorrogado automaticamente.