Nesta quarta-feira (8), o governo detalhou as regras da nova rodada de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida foi anunciada por conta da pandemia de coronavírus que está afetando o nosso país.
Essa nova modalidade vai permitir que sejam sacados até R$1.045 entre as contas do fundo.
Leia Também: Aprenda a consultar saldo do FGTS e saiba se vai sacar R$1.045
O saque poderá ser feito a partir do dia 15 de junho, o prazo final para realizar o saque é até dia 31 de dezembro de 2020.
De acordo com a medida provisória, o limite desta vez não é por conta e sim por trabalhador. Sendo assim, o limite é por CPF.
Aqueles que possuem mais de uma conta no fundo, a medida prevê que a primeira liberação de contas vinculadas de contratos extintos, ou seja, de empregos passados do trabalhador, iniciando pela que tiver o saldo menor. E apenas depois as contas vinculadas.
Como consultar o saldo do FGTS
O trabalhador pode realizar a consulta do valor de suas contas e ter ideia de quanto será possível receber na nova liberação pelo site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
Nas duas plataformas é necessário fazer um cadastro. As senhas são diferentes, mas as informações são as mesmas.
Por meio do aplicativo é necessário fazer o download em seu smartphone (iOS ou Android). Depois, fazer os seguintes passos:
- Será preciso fazer um cadastro, com CPF, nome, data de nascimento e e-mail;
- Cadastre uma senha (deve ser numérica e ter ao menos seis dígitos);
- Selecione “não sou um robô” e, depois, “cadastre-se”;
- Após preencher as informações, o sistema enviará um link para o e-mail informado. Entre no e-mail, e confirme o endereço eletrônico;
- Volte ao aplicativo, informe o CPF e a senha;
- O programa fará perguntas relacionadas ao seu trabalho, como quando você ingressou em determinada empresa e se trabalhou em determinado lugar;
- Leia os termos e condições do aplicativo. Se aceitar, clique em “continuar”. Nessa hora, há a opção de cadastrar o número do celular para receber informações sobre o FGTS;
- A partir daí, é possível verificar quanto está depositado em seu FGTS. Ao clicar em “ver todas as contas” o app mostra quanto há de dinheiro nas contas trabalhadas e, no caso dessa nova liberação, a ordem de saque começa dos contratos extintos (do maior para o menor). Caso você tenha menos de 1.045 reais na soma das contas, será possível pegar o recurso. Se tiver esse limite ou mais, a liberação está limitada ao valor. Lembrando que, desta vez, o limite é por trabalhador.
Já no site os passos são:
- Digite seu CPF, NIS ou email, clique em “não sou um robô” e depois em “cadastrar/esqueci a senha”;
- Tenha em mãos o número do NIS/PIS. Esse dado pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho, extrato impresso do FGTS ou no site Meu INSS.;
- Após informar o número do NIS/PIS, clique em “cadastrar senha”. Preencha seus dados e faça o login para acessar a conta;
Leia Também: Abono salarial 2020 não vai ser pago esse ano? Entenda aqui!
4. Para verificar o extrato, clique em “FGTS” e escolha “Extrato Completo”. O site vai mostrar todas as suas contas vinculadas, da mais antiga para a mais recente.