Novidades no setor financeiro. Motivados pela atual crise econômica gerada pelo Covid-19, o Banco Inter anunciou que lançará um novo serviço em seu aplicativo. Nos próximos meses, os clientes da marca poderão utilizar seus cartões de crédito para pagarem a devedores, serviço até então só realizado por meio de transferências em contas de débito. A data do lançamento ainda não foi anunciada, mas segundo a instituição ocorrerá ainda este ano.
Para entender melhor, vamos explicar como funcionará a plataforma. Atualmente, o mercado conta com serviços de pagamentos online por meio de transferências em contas de débito. No entanto, no que diz respeito a modalidade de crédito, o cartão só pode ser utilizado para pagamentos de produtos e serviços.
Leia também: EMPREGO: Banco Inter lança 40 vagas para esse mês
Com o lançamento do Inter, os usuários poderão, por meio dos cartões de crédito e sem a necessidade de maquininhas, realizar transações para outras contas. A atividade funcionará dentro do Interpay e atuará como um sistema digital automático.
Inicialmente, o serviço deverá ser realizado apenas pelas bandeiras Visa e Mastercard, exigindo também o sistema de pagamento por aproximação, conhecido como NFC. As transações deverão ser realizadas por meio do aplicativo do Inter, presente em celulares IOS e Android.
Estruturação do projeto
Apesar de ser anunciado agora, a marca informou que o projeto vem sendo estudado desde 2017, quando ainda não oferecia cartão digital para os clientes.
“Achamos que existe um mercado enorme a ser explorado. Cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil não têm conta em banco, e essa pode ser a porta de entrada para eles”, afirmou Ray Chalub, diretor de conta digital e de meios de pagamento do banco.
Leia também: Aprovado! Crédito de até R$2,4 milhões para micro e pequenas empresas
Banco Inter movimenta o mercado
O representante alegou também que o lançamento deverá reformular o mercado financeiro. De acordo com ele, será uma oportunidade mais barata para os pequenos e médios empreendedores, que poderão contar com recursos para lidar com a crise.
Isso fará com que as demais instituições sintam-se estimuladas para desenvolver novas soluções.
Atualmente, marcas como o Bradesco, Itaú, Santander, Nubank, entre outras, estão buscando por oportunidades para estimular a economia durante o período da pandemia.