ESTE banco vai prorrogar dívidas vencidas por 60 dias; saiba como fazer!

Renegociação de dívidas tem prazo prorrogado. Com a crise econômica ocasionada pelo Covid-19, o Santander anunciou que irá aumentar, para 60 dias, o prazo de pagamento dos seus clientes. De acordo com a instituição, a medida foi tomada para poder ajuda-los durante o período de instabilidade econômica. Os correntistas terão até dois meses para quitar os débitos, sem cobranças sobre juros e acréscimos.

Santander vai prorrogar parcelas vencidas por 60 dias; saiba como fazer (Imagem: Reprodução - Google)
Santander vai prorrogar dívidas vencidas por 60 dias; saiba como fazer (Imagem: Reprodução – Google)

Estará incluso nessa oportunidade aqueles que tenham dívidas não pagas desde o dia 16 de março deste ano. Além disso, as próximas parcelas, com vencimento até o dia 15 de maio, também poderão ser pagas posteriormente. A negociação deverá ocorrer entre o titular e a instituição, mas poderá ser feita online.

Leia também: Banco do Povo de SP concede empréstimo para MEI; saiba como solicitar

Por isso, é importante reforçar que não são todos os inadimplentes que conseguirão prorrogar o vencimento das suas dívidas. Existe uma regra bem clara sobre o público alvo nesta operação.

Como solicitar novo prazo

De acordo com o próprio banco, a troca nas datas de pagamento acontecerá de forma automática. No entanto, os correntistas precisam estar enquadrados nas seguintes modalidades: crédito pessoal, crédito unificado, crédito de renegociação e crédito direto ao consumidor (CDC).

O vencimento das dívidas para as categorias acontecerá nos primeiros 30 dias. Na sequência, o banco aumentará o prazo para mais 30 dias, após o segundo vencimento (16 de maio).

Ao todo, serão dois meses em que os valores ficarão travados sem modificações e correções. Ainda de acordo com a marca, a depender dos desdobramentos do efeito da crise, o tempo de prorrogação poderá ser aumentado.

Demais iniciativas do Santander

Além de aumentar o prazo, a instituição também permitiu que os clientes parcelassem suas faturas dos cartões de crédito que estavam datadas para o dia 15 de abril.

O valor poderá ser pago em até 24 meses, sendo ofertado 50% de desconto na taxa de juros. A carência da parcela ficará fixada em 60 dias após a primeira cobrança. Os interessados nesse serviço devem solicita-lo por meio do apps Way ou Santander, além do internet banking.

Leia também: 13° do INSS: confira valor a ser recebido neste mês

Além do Santander, outros bancos como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, entre outros, vêm anunciando aumento nos prazos de dívidas para clientes jurídicos, pessoas físicas, micro e pequenas empresas.

Todas as renegociações estão passando pela validação e aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deverá anunciar novas propostas em breve.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.