ESTAS são as ações em alta para se investir nesse mês

Todos os meses, as principais corretoras e bancos de investimentos do Brasil apresentar suas carteira recomendadas, apontando quais as empresas com melhor projeção para o próximo mês. Ou seja, as melhore ações para os investidores.

Em março, com a queda histórica do Ibovespa e vários circuit breakers, já era esperado o desempenho negativo da maioria das carteiras.

Carteiras como do BB investimentos, Genial e Santander, caíram respectivamente, 31,26%, 35,46% e 39,99%.

Isso significa que não é interessante acompanhar esse tipo de análise? A resposta curta é não. Um mês é um tempo bem curto para esse tipo de investimento, inclusive mesmo as carteiras mais prejudicadas podem  já ter pago grandes retorno no último ano.

SAIBA MAIS: Mesmo na Renda Fixa, ESTE fato fez milhões de pessoas ‘perderem’ dinheiro em março

O mais importante é entender as análises por trás de cada recomendação. A maioria das instituições que mantém uma carteira recomendada, faz isso através de um grande time de especialista validando cada posição.

As ações presentes em cada carteira têm um momento de entrada e de saída, o que pode fazer mais sentido é acompanhar as movimentações por um período mais longo.

ações
Conheça as ações mais indicadas para se investir no mês de abril. (Foto: Pixabay)

Vale a pena seguir uma Carteira Recomendada?

Grande parte dos investidores que seguem esse tipo de carteira fazem isso por não ter os conhecimentos necessários para fazer uma análise independente, ou ainda não ter tempo para acompanhar as empresas.

Esse posicionamento pode ser perigoso por alguns motivos, para ter ciência dos riscos de cada empresa é importante conhecer pelo menos um pouco do seu funcionamento.

SAIBA MAIS: 3 lições valiosas da crise do coronavírus para o investidor de ações

Para quem busca carteiras recomendadas apenas para comprar as mesmas ações sem precisar analisar nenhuma delas, o ideal seria buscar um Fundo de Investimento em Ações (FIA).

Investir em um FIA pode ser mais barato do que montar uma carteira diversificada de ações, não exige tanto conhecimento e muito menos tempo.

Também há a vantagem do alinhamento de interesses, quem monta uma carteira recomendada não é afetado diretamente pelo seu prejuízo naquelas ações. Já em uma FIA, os gestores serão remunerados de acordo com a sua rentabilidade.

Para aqueles que começaram a pouco tempo à investir em Renda Variável e desejam seguir alguma estratégia de terceiros, o melhor caminho não é seguir carteiras recomendadas, independente de qual a empresa.

Para esse público, o ideal é buscar bons FIAs com gestores confiáveis e carreiras sólidas. para diversificação também interessante investir nos índices do mercado brasileiro, através de ETFs como BOVA11 e SMLL11.

Seguir uma carteira recomendada pode sim valer muito a pena, para quem já investe em ações e também faz alguma análise antes de investir nas empresas listadas.

Nesses casos o investidor saber exatamente o risco de cada operação, assim como conhece o funcionamento da empresa comprada.

A recomendação funciona melhor como fonte de novos ativos a serem acompanhados e não com regra ou indicação de investimento.

SAIBA MAIS: Se COVID-19 afeta a economia mundial, por que o real é a moeda mais desvalorizada?

Para quem se enquadra no último caso, é interessante acompanhar algumas ações que aparecem nas listas de vários times, com grande potencial de recuperada neste mês.

Pão de Açúcar (PCAR3) – Com a queda de 30% desde o início de 2020, as ações desvalorizadas apresentam uma relação de risco/retorno. Soma-se isso ao fato do possível aumento do consumo das famílias em isolamento social.

Vale (VALE3) – O principal fator de recuperação para a empresa é a retomada de preços do minério de ferro, a recuperação ágil do mercado chinês também aumenta o potencial da companhia.

Magazine Luiza (MGLU3) – A empresa já tem uma fatia do mercado de marketplaces digitais, essas lojas podem experimentar o aumento das vendas de produtos específicos durantes a quarentena.

A EXAME também fez um levantamento das empresas que mais apareceram nas recomendações das corretoras e bancos de investimentos.

Segue a lista com as 10 ações que mais foram recomendadas, com o número de recomendações de cada:

Ação Recomendações
Vale (VALE3)

12

JBS (JBSS3) 9
Magazine Luiza (MGLU3) 9
Petrobrás (PETR4) 9
B3 (B3SA3) 8
Bradesco (BBDC4) 6
Itaú Unibanco (ITUB4) 5
Sanepar (SAPR11) 5
WEG (WEGE3) 5
Pão de Acúçar (PCAR3) 4