BC pode trazer opção INÉDITA de acesso à crédito financeiro

Setor econômico pretende reformular liberação de crédito financeiro durante o período da crise. Nessa semana, o Banco Central anunciou que está estudando uma forma de conceder empréstimos por meio das maquininhas de cartão. A proposta ainda está sendo preparada, mas tem como objetivo auxiliar os pequenos e médios empresários que não conseguem obter recursos pelas grandes instituições.

BC pode trazer opção INÉDITA de acesso à crédito financeiro (Imagem: Reprodução - Google)
BC pode trazer opção INÉDITA de acesso à crédito financeiro (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o BC, a iniciativa poderia ajudar a categoria a lidar com o período de crise. Para isso, o banco vem dialogando com o Ministério da Cidadania de modo que juntos possam estruturar uma proposta favorável ao atual cenário.

A conversa virou pauta em uma conferência, realizada nesse sábado (4), que contou com a participação de investidores e empresários. De acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a sugestão foi enviada para Paulo Guedes, atual ministro da economia, que irá avalia-la juntamente com as demais medidas do pacote emergencial.

Ambos afirmam que, para lidar com o período de crise, será preciso ofertar possibilidades de empréstimo para todas as classes econômicas. De acordo com eles, o governo está ciente das decisões e desdobramentos financeiros e só validará a proposta se for necessária para garantir o funcionamento dos pequenos e médios negócios.

Existe um questionamento do que fazer com as menores [empresas]. E entendemos que a possibilidade de fazer via maquininhas talvez tenha uma abrangência grande. Trabalhamos, desenhamos e sugerimos um programa como esse“, explicou Campos Neto.

Avaliação posterior

O representante falou ainda que a medida de oferecer crédito financeiro por intermédio das operadores de maquininhas de cartão, vem sendo estruturada desde antes da chegada do Covid-19. Ele explicou que, o projeto só não tomou andamento porque precisava viabilizar as plataformas digitais que o faria funcionar.

Ao lado de Paulo Guedes, Neto informou que há ainda uma série de serviços considerados prioritários e por isso a pauta não tinha ganho adiantamento. No entanto, considerando a atual situação do mercado, o assunto deverá ser visto entre os próximos dias.

“Tanto aplicativos, quanto maquininhas são viáveis. Estamos estudando e sei que o BC já está examinando”, afirmou Guedes.

Espera-se que novas informações sejam divulgadas ainda nos próximos dias. Se o projeto for validado, a categoria de microempreendedores poderá ofertar e receber crédito financeiro por meio das tradicionais maquininhas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.