A nova modalidade de saque do FGTS, batizada de saque-aniversário, começou neste mês. Os trabalhadores que escolherem esta modalidade retiram todos os anos no mês de seu aniversário, uma porcentagem de seu FGTS.
O FGTS é um direito para todos os brasileiros que trabalham ou trabalharam com carteira assinada.
Leia Mais: Saque-aniversário do FGTS começou! Veja quando você vai receber o benefício
O prazo para optar pela modalidade termina no último dia do mês de aniversário do trabalhador. Para nascidos em janeiro, fevereiro e março, meses que já foram finalizados, o beneficio só será disponibilizado em 2021.
Para os nascidos a partir desse mês, e que queiram optar pelo saque-aniversário do FGTS, precisam entrar no site da Caixa Econômica, ou no aplicativo e seguir os passos para portabilidade.
Ao optar por esta modalidade, o trabalhador poderá retirar todo ano um percentual de seu FGTS, mas ficará sem direito ao saque do Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa.
Já os demais saques ficam mantidos, como para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que já estão previstos anteriormente na lei.
Calendário saque aniversário
- Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020;
- Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020;
- Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020;
- Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020;
- Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020;
- Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
Valor de saque do FGTS
Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, dependendo do quanto já possuem conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.
Na tabela a seguir é possível observar as alíquotas em detalhes:
Vamos a um exemplo: O trabalhador que tem na soma das suas contas ativas e inativas um saldo de R$8.300 vai poder receber R$2.310,00 todos os anos.
Leia Mais: Dólar aponta para crise com casas de câmbio em desespero
O cálculo é feito da seguinte forma: saldo em conta x alíquota + parcela adicional. Para saber o quanto tem disponível no fundo de garantia e também fazer a simulação da quantia que pode receber todos os anos, entre no site da Caixa ou aplicativo e crie seu login.