Sesc e Senac vão fechar 256 escolas com corte de verbas do sistema S

Sesc e Senac ficam sujeitos a centenas de demissões, graças a medida de contenção econômica ocasionada pelo Covid-19. Logo após o governo federal anunciar que irá realizar um corte de 50% nas verbas destinadas ao Sistema S, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) emitiu uma nota informando que a decisão irá ocasionar no fechamento de 256 unidades dos serviços.

Sesc e Senac vão fechar 256 escolas com corte de verba do sistema S (Imagem: Reprodução - Google)
Sesc e Senac vão fechar 256 escolas com corte de verbas do sistema S (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o texto, o corte representa um total de R$ 2 bilhões utilizados para manter o funcionamento dos centros de atividades, e quitar os salários dos servidores . Caso a medida mantenha-se de pé, a confederação informou que será preciso demitir cerca de 10 mil funcionários entre o Sesc e Senac.

Leia também: SENAC DF lança lista com cursos gratuitos em EAD

Entre os estados mais afetados, estarão: Rio de Janeiro (34), Pernambuco (29), Santa Catarina (28), Rio Grande do Norte (18), Goiás (17), Piauí (16), Paraná (16), Amazonas (15), Minas Gerais (14) e Acre (13).

Ao todo, conforme os dados da própria CNC, seriam encerradas as atividades de 144 unidades do Sesc, resultando no desligamento de 6.670 funcionários. Já no Senac, a conta é de 121 escolas encerradas, demitindo 3.540 colaboradores.

Pedido de revogação

Mediante a situação, a confederação enviou um documento, para os governadores de todo o país, solicitando um pedido de ajuda para reavaliar os cortes.

Para defender o pedido, a CNC informou que, caso as atividades sejam paralisadas, os municípios terão cerca de 36 milhões de atendimentos, a grande maioria ofertado para comunidades carentes, encerrados.

Já como proposta ao governo, a CNC enviou para o presidente, Jair Bolsonaro, a sugestão de implementação de um plano de combate ao covid-19. A ideia é que sejam investidos R$ 1 bilhão para garantir o funcionamento dos serviços.

Leia também: BNDES vai liberar em abril o financiamento para companhias aéreas

O mesmo texto foi encaminhado também para os ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Mandetta (Saúde), e aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre.

Entre as resoluções levantadas pela confederação, sugere-se a ampliação e interiorização das atividades ligadas à área de saúde, como por exemplo: vacinação, coleta de sangue, ações gerais de prevenção, distribuição de alimentos e de respiradores e outros equipamentos necessários para o tratamento de infectados.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile