INSS vai contratar em home office servidores aposentados para agir na força tarefa

Até o final dessa semana o governo deve lançar um edital para selecionar os servidores aposentados do serviço público e militares da reserva para ajudar na força-tarefa que vai reduzir a fila de benefícios no INSS.

INSS vai contratar em home office servidores aposentados para agir na força tarefa
INSS vai contratar em home office servidores aposentados para agir na força tarefa (Imagem:Montagem/FDR)

A data para começar as inscrições ainda não abriram, porém devem começar assim que o chamamento público for divulgado. 

Leia Também: Revisão do INSS pode ser solicitada sem sair de casa! Aprenda a fazer

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, serão chamados dois grupos para ajudar: os aposentados do INSS que serão contratados, e os militares da reserva das Forças Armadas para atuar no atendimento assim que as agências sejam reabertas para o público. 

As unidades de atendimento estão fechadas até o dia 31 de abril, mas podem estar com restrição prorrogada ou suspensa, dependendo da disseminação do coronavírus. Isso por conta do público do INSS que são idosos e que fazem parte do grupo de risco. 

Porém, Rolim disse que pretende ganhar tempo, e os novos atendentes irão realizar cursos sobre introdução na área previdenciária à distância. 

Após esse período, os atendentes farão mais duas semanas de treinamento nas agências. Um treinamento será com um instrutor do lado e a outra será a sós, com acompanhamento. Ao todo, serão selecionados 7,4 mil servidores

Já para os aposentados do INSS não terá restrição de contratações, são esperados ao menos 1500 servidores aposentados. Eles ganharão por produtividade adicionada ao valor de sua aposentadoria. Antes de assumirem o seu posto realizarão apenas curso rápido de atualização. 

Para a seleção não terá prova, porém no edital é possível ter um esquema de pontuação para os servidores aposentados, que vai levar em consideração três critérios: menor idade, menor tempo na inatividade e maior tempo de serviço público. 

A contratação dos militares dependerá da autorização dos comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército. Os militares devem ganhar um adicional de 30% de remuneração bruta, mais o provento. Aos civis, foi estabelecido um valor fixo de R$2,1 mil, além da aposentadoria.

Rolim disse que a partir dos dias 3 ou 4 de abril, o INSS vai começar a conceder aposentadoria por idade e por tempo de contribuição solicitadas após a aprovação da reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro do ano passado.

Segundo ele, nesse tempo em que as agências estão fechadas os esforços estão concentrados em reduzir a fila de benefícios. 

Leia Também: Oportunidade de emprego online: feirão abre 200 vagas no Rio de Janeiro

Quase dois milhões de pedidos que foram represados em janeiro, o INSS baixou para 1,6 milhão até 22 de março, com mais de 45 dias serão 1,1 milhão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!