Atendimento do Bolsa Família na Bahia está paralisado em combate ao Covid-19

Salvador, capital da Bahia, modificou o atendimento do Bolsa Família ao público. Desde a última semana, as unidades assistenciais para os cadastrados do projeto estão sem receber a sociedade. A medida foi tomada devido a expansão do Covid-19 que vem ocupando todo o território nacional. A partir dos próximos dias, quem precisar de esclarecimentos quanto ao recebimento dos auxílios deverá ir até as unidades de regime especial ou se informar por meio das plataformas digitais.

Atendimento do Bolsa Família na Bahia está paralisado em combate ao Covid-19 (Foto: Reprodução - Google)
Atendimento do Bolsa Família na Bahia está paralisado em combate ao Covid-19 (Foto: Reprodução – Google)

Além dos cadastrados no Bolsa Família, os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também ficarão sem atendimento presencial. Segundo a gestora da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, trata-se de uma ação de segurança tanto para os servidores quanto para a população.

Leia também: Pagamento do Bolsa Família em dobro! Deputado sugere medida contra crise

Ela reforça que, no atual cenário, é preciso que os órgãos tomem medidas de prevenção, de modo que evite uma proliferação ainda maior da doença. No entanto, no que diz respeito ao funcionamento da secretaria, Paula alega que o atendimento será redobrado nos canais digitais.

“Com muita responsabilidade, tratamos esse momento, que será determinante para minimizarmos o impacto que a doença terá na nossa cidade. Antecipamos as ações de prevenção antes mesmo do decreto do prefeito ACM Neto, com o objeto de contribuir para diminuir as transmissões”, disse.

Novo cronograma de atendimento do Bolsa Família e mais

Durante esse período, as unidades que prestam atendimento do Bolsa Família, BPC, Cadastro Único e tudo o que envolve a assistência social, passarão a atuar por meio de um regime especial.

A ideia é que a quantidade de pessoas possam ser redistribuídas para evitar aglomerações. Confira o funcionamento abaixo:

Gerência Geral do Cadastro Único (GGCU)

Na central, o atendimento para o Bolsa Família e o BPC ficarão suspensos temporariamente. Porém, quem quiser informações sobre o auxílio funeral, deverá entrar em contato pelo WhatsApp ou ligação através do número 99623-2915.

Já aqueles que desejarem saber sobre o auxílio moradia, as atividades funcionarão presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)

Quanto ao plantão de atendimento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), esse acontecerá de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, em diferentes polos.

Leia também: Calendário INSS: próximo pagamento começa essa semana!

Diretoria de Proteção Especial (DPSE)

Quem precisar ir até os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), deverá ser atendido de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Já nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), os horários são mais cedo, ficando das 7h às 17h. Por fim, no Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), a acolhimento acontecerá diariamente, sendo especifico para a entrega de cestas básicas e faltas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile