Como todos sabem, a pandemia de coronavírus está fechando estabelecimentos, bancos, espaços de lazer e tudo que possa causar aglomeração de pessoas. Com as agências do INSS não será diferente, e elas ficam sem atendimento até o dia 30 de abril. Este período ainda pode ser prorrogado.
Leonardo Rolim, presidente do Instituto tomou esta decisão para que se evite a ida dos usuários as agências da Previdência Social, enquanto durar o isolamento social e as restrições de circulação colocadas pelas autoridades. A maior parte dos atendimentos realizados pelo INSS são com os idosos, maior grupo de risco do novo coronavírus.
Leia Mais: Coronacrise: Banco Inter divulga relatório sobre os impactos
Os atendimentos e requerimentos previdenciários e assistenciais, a partir deste momento, serão feitos exclusivamente pelos canais remotos como o site e aplicativo Meu INSS, e a central telefônica 135.
Por meio desses sistemas é possível resolver os seguintes seguintes:
- Consulta do andamento de pedidos;
- Solicitação dos benefícios;
- Consulta do calendário, saldo, depósitos;
- Emissão de extrato.
Sobre os agendamentos, todos estão suspensos, incluindo os que tratam de reabilitação profissional e serviços sociais, e serão remarcados assim que a situação se normalizar.
As agências do INSS manterão apenas o esquema de plantão, em horário comercial, unicamente para tirar possíveis duvidas dos segurados e beneficiários relativas ao acesso aos canais de atendimento remoto.
Atualmente, todos os estados do país registram casos do coronavírus, mas nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. A região norte, por exemplo, tem 3,1% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste apresenta o maior percentual, na ordem de 60%.
A perícia médica que é feita exclusivamente em uma das agências do INSS também está suspensa por 120 dias. Por meio deste processo, um médico registrado pelo Instituo autoriza a concessão de benefícios por incapacidade, como BPC, auxílio doença e aposentadoria por invalidez.
Leia Mais: Abono PIS/PASEP finaliza calendário! Veja se ainda pode receber
Também fica temporariamente cancelada a entrega de documentos de forma presencial. Os usuários podem usar o site e aplicativo para encaminhar as versões digitais ao INSS.