Com a intenção de dar um respiro para os trabalhadores que estão vivendo em meio as noticias sobre a pandemia do coronavírus, uma determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) trouxe novas medidas para os maiores bancos do país. A Caixa, Itaú, Bradesco e Santander estão postergando o pagamento de duas prestações do financiamento de imóvel ou de automóvel nos próximos 60 dias.
Esta medida é válida para todos os clientes que possuam financiamentos de imóvel e carros e também outras dívidas. Para fornecer esta pausa, os bancos exigem que as prestações do crédito estejam em dia. A Caixa é a única exceção, pois até duas prestações em atraso podem ser pausadas.
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A taxa de juros durante este período não sofrerá reajustes e nem cobranças de multa. O cliente ficará dois meses sem pagar e após este prazo o limite da prestação volta ao normal, adicionando os meses não pagos ao final do financiamento.
A recomendação mais uma vez é a de se evitar aglomerações comparecendo as agências. Os clientes devem utilizar os meios eletrônicos para fazer o pedido, como o internet banking, aplicativos e centrais telefônicas.
Congelar as parcelas em do financiamento de imóvel em cada banco:
Na Caixa, a pausa vale para contratos habitacionais pessoas física e jurídica. Se o cliente estiver usando o FGTS para quitar o pagamento das prestações mensais não será possível pedir a pausa.
Contando a partir da data do pedido de pausa, o banco tem o período de 48 horas, com a data retroativa do pedido. Sendo assim, pessoas com prestações com vencimento nesta semana, não vão conseguir a pausa.
As mesmas regras valem para os clientes que possuem operação de Home Equily- Crédito Imóvel Próprio. Nesse caso, é preciso ter quitado ao menos 11 parcelas.
O serviço de pausa estendida, que está sendo oferecido em caráter emergencial pode ser acessado através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (telefone 0800-726 8068), ou ainda pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.
Para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas, o cliente precisa contatar seu gerente para formalizar o pedido.
No app da Caixa siga esses passos:
- Acessar o aplicativo Habitação Caixa;
• Efetuar login;
• Acessar a aba Serviços;
• Clicar na opção Solicitar Pausa Emergencial;
• Ler as orientações e clicar em Próximo;
• Informar o número do celular e autorizar o banco a enviar SMS sobre a solicitação; - Clicar em Solicitar Pausa.
No Banco Itaú o cliente pode fazer o pedido pelos canais de atendimentos. Para veículos, em capitais e regiões metropolitanas o número é o 4002-0234, enquanto nas demais localidades basta ligar para 0800-729-0234.
No caso de financiamentos imobiliário, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 21h pelo 4004-7051, para capitais e regiões metropolitanas, e 0300-789-7051 para demais localidades.
O Santander lançou um site para ajudar os clientes que precisam da prorrogação. Nele é possível tirar dúvidas e fazer a solicitação de dividas.
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O Bradesco até o momento, diz que está a disposição para a prorrogação em dividas de operações em dia e utilizadas, porém não deu mais detalhes.