Copom toma decisão e define nova baixa na taxa de juro

Mediante crise econômica ocasionada pela expansão do coronavírus, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reformulou a taxa básica de juros do país, a Selic, tornando a mais barata desde 1999. A partir dos próximos dias, o mercado deixará de ter uma cobrança de 4,25% para 3,75% ao ano. Segundo os representantes do conselho, trata-se de uma medida para estimular a circulação financeira.

Copom toma decisão e define nova baixa na taxa de juro (Imagem: Reprodução - Google)
Copom toma decisão e define nova baixa na taxa de juro (Imagem: Reprodução – Google)

A última vez em que o juros esteve tão baixo foi na década de 90, ocasionado pela inflação. No entanto, com a atual crise que afeta o mundo inteiro, o BC se inspirou nas demais instituições internacionais, como o Federal Reserve (BC norte-americano) e o Banco da Inglaterra, tomando a decisão de rebaixar as taxações.

Leia também: FGTS: liberação em novo saque promete chegar a R$6 mil

Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio BC, o esperado pelo mercado para este ano era um corte de 4%. Entre os efeitos da redução, espera-se um maior incentivo nas compras e vendas de produtos básicos, além de uma reação positiva por parte dos investidores e empresários.

Ao anunciar a medida, o Banco Central apresentou os seguintes fatores como justificativa:

  • Desaceleração significativa do crescimento global;
  • Queda dos preços das commodities;
  • Aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros;
  • O impactos futuros do coronavírus na economia ainda não mensurados estatisticamente.

O texto afirmou ainda que trata-se de uma medida inicial, porém que não se deve descartar a possibilidade de novos reajustes, fazendo com que os juros fiquem ainda mais baratos. Segundo a instituição, as decisões e variações dependerão das reações econômicas ao longo dos próximos meses.

Leia também: Crise! Especialistas pedem mais ajuda para população de baixa renda

“O Copom entende que a atual conjuntura prescreve cautela na condução da política monetária, e neste momento vê como adequada a manutenção da taxa Selic em seu novo patamar. No entanto, o Comitê reconhece que se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura econômica serão essenciais para definir seus próximos passos. O Banco Central do Brasil ressalta que continuará fazendo uso de todo o seu arsenal de medidas de políticas monetária, cambial e de estabilidade financeira no enfrentamento da crise atual”, diz a nota do conselho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.