Saque aniversário FGTS: receba até 50% do seu fundo com nova modalidade

Desde o ano passado, o governo federal vem anunciando uma série de alterações no pagamento do fundo de garantia. Agora, os trabalhadores podem contar com saques anuais, por meio da modalidade de saque aniversário FGTS, que permite a retirada de até 50% do valor total por conta. O lançamento vem reformulando o mercado econômico e funcionará como uma espécie de crédito para muitos brasileiros.

Saque aniversário FGTS: receba até 50% do seu fundo com nova modalidade (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário FGTS: receba até 50% do seu fundo com nova modalidade (Imagem: Reprodução – Google)

O saque-aniversário trata de uma nova categoria de liberação do FGTS que autoriza a retirada de quantias sempre no mês de nascimento do cadastrado. Os valores variam de acordo com o tempo de serviço e quantidade de fundos acumulados pelo trabalhador, mas pode chegar até 50% do quantitativo total.

Leia também: FGTS será disponibilizado em mais uma modalidade conforme ordena a Justiça

Tem direito ao benefício qualquer brasileiro que tenha carteira de trabalho, e que acumulou saldo positivo no fundo de garantia.

Para poder solicitar a transferência da categoria tradicional (rescisão) para a função aniversário, é preciso apenas acessar o site ou aplicativo da Caixa e fornecer o número do NIS.

No entanto, é válido ressaltar que há uma série de normas importantes de obter conhecimento antes de fazer a portabilidade. Quem optar pelo pagamento anual, por exemplo, perderá o direito ao saque rescisão.

Além disso, em caso de desistência, é possível voltar a função tradicional de pagamento, porém tendo que cumprir um tempo de carência de dois anos.

Opinião dos especialistas sobre o saque aniversário FGTS

Segundo analistas, economistas e advogados especializados em direito do trabalho, o benefício pode ser visto sim como uma oportunidade para grande parcela da sociedade.

Inicialmente, a maior vantagem é para aqueles que ingressaram no mercado de trabalho há pouco tempo e não correm risco de perder grandes valores de seus fundos.

Já no caso de pessoas próximas da aposentadoria, a portabilidade pode ser um grande prejuízo, tendo em vista que ao alcançar o tempo mínimo de trabalho receberá o valor total de seu fundo acumulado ao longo de toda a carreira.

Leia também: Mudanças no abono PIS/PASEP vão diminuir grupo de beneficiados

Para aqueles que possuem seguranças em seus empregos e não desejam trocar de área, também é uma boa chance, pois não há porque se preocupar com a rescisão. O contrário acontece para quem está ainda em fase de definição e poderá ficar com a carteira livre a qualquer momento.

Quanto é possível receber o saque

O valor de recebimento anual vai variar dependendo do quanto o trabalhador tem por conta. A Caixa Econômica deve aplicar uma alíquota sobre o valor total a fim de definir a quantia a ser liberada. Seguindo a tabela:

Fonte: Caixa Econômica Federal

Por exemplo, uma pessoa que tem somada em sua conta R$1.000 vai conseguir receber todos os anos em média R$450. Seguindo o cálculo: 1.000 x 40% + 50 adicional.

As alíquotas são aplicadas por conta, isto significa que se o trabalhador tem mais de uma vinculada ao fundo de garantia, pode receber valores diferentes e superiores.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.