Ministério da Economia estuda novas propostas para fomentar a economia nacional por meio da liberação antecipada do saque do FGTS. Após anunciar a criação do saque-aniversário, o governo federal vem estudando medidas que tenham como finalidade liberar ainda mais recursos do fundo de garantia para estimular o desenvolvimento e consumo econômico. A proposta em pauta é a antecipação dos resgastes como uma espécie de crédito.
A ideia é que os trabalhadores, já cadastrados no saque-aniversário, possam escolher suas datas de recebimento em até três anos desde que o valor seja utilizado para operações de crédito. O pagamento poderá ser sacado em dinheiro e utilizado como garantia de empréstimo nas instituições financeiras.
O texto segue em análise no ministério da economia e deverá ser submetido a validação do Conselho Curador do FGTS até o fim desse mês. Caso suas medidas sejam aprovadas, especialistas afirmam que serão injetados mais de R$ 100 bilhões de crédito ao longo dos próximos quatro anos.
Leia também: FGTS 2020: confira o calendário oficial com as datas de saque
Além disso, também acredita-se que haverá um aumento na aceitação do saque-aniversário, fazendo com que cerca de oito milhões de pessoas passem a aderir a nova proposta.
Segundo o último balanço registrado pela Caixa, atualmente há 2,616 milhões de brasileiros na nova modalidade. Os pagamentos, que começarão a acontecer a partir de abril, desejam injetar mais de R$ 3,676 bilhões na economia nacional.
Caso seja aprovado, o projeto registrará a sétima medida de fomento econômico do governo de Jair Bolsonaro. Desde o início de sua gestão, o presidente e sua equipe vem lançando propostas para estimular o PIB nacional. Do ano passado para esse ano, a soma dos produtos e serviços registrou uma alta de 1% em comparação a 2018.
Sobre o saque do FGTS na modalidade aniversário
A nova categoria de saque do FGTS permite que o trabalhador faça um depósito anual de seu fundo de garantia. Para aderir à proposta é preciso acessar o site ou aplicativo do FGTS e registrar a transferência.
Leia também: IPVA: aprenda a pedir o reembolso se tiver seu carro roubado
É válido ressaltar que o prazo para a transição é até o último dia do mês de seu nascimento. Logo, aniversariantes de janeiro e fevereiro que optarem pela modalidade a partir de agora, só poderão receber em 2021.