Fatura do cartão de crédito inicia cobrança do câmbio pela data da compra internacional

Brasileiros que utilizam o cartão de crédito para realizar compras internacionais em solo estrangeiro devem ficar atentos para as novas regras que passaram a valor a partir do dia 1° de março. A cotação do dólar que será utilizada na conversão dos gastos na fatura do cartão de crédito será correspondente ao dia da compra, e não mais ao câmbio da data de fechamento da fatura.

Fatura do cartão de crédito inicia cobrança do câmbio pela data da compra internacional (Reprodução/Internet)
Fatura do cartão de crédito inicia cobrança do câmbio pela data da compra internacional (Reprodução/Internet)

A nova medida foi divulgada e já estabelecida pelo Banco Central no final do ano passado. Em linhas gerais, as operadoras de cartão de crédito na hora de realizar a cobrança sobre os gastos no exterior devem considerar a taxa de câmbio do dia em que for feita a transação, e não mais a da data do fechamento da fatura.

Leia Também: Dólar de turismo chega a nível incrível, mas assusta brasileiros

Nova regra prevê o maior conhecimento sobre quais são os gastos e planejar o pagamento das compras, já que o cliente terá precisão sobre o quanto está sendo gasto na medida em que as compras estão sendo realizadas. E deixa de trabalhar com possibilidades sobre a cotação no dia em que a sua fatura é finalizada.

Os bancos, a partir de agora, poderão ofertar opções alternativas de pagamento de gastos no exterior. Regra passa a valer para todas as faturas fechadas a partir de 1° de março.

Mas, ainda caberá a operadora oferecer também ao cliente o modelo de cobrança anterior, com base na cotação da moeda estrangeira na data de pagamento da fatura.

Ainda de acordo com as novas medidas, caberá as operadoras divulgar diariamente até as 10h da manhã no horário de Brasília, em todos os canais de atendimento ao cliente, a taxa de conversão em quatro casas decimais do dólar dos Estados Unidos para reais utilizada no dia anterior.

Vale ressaltar que as taxas de conversão para cada gasto continuarão sendo definidas pelo emissor do cartão de crédito.

Desta forma, pode-se variar de acordo com cada banco, no qual define o valor através do uso do seu cartão de crédito internacional.

Já na fatura deve estar descrito cada gasto na moeda em que foi realizado, o valor equivalente em dólares e em reais, e a taxa de conversão do dólar para o real.

Leia Também: Confira 87 vagas de emprego no concurso público de São Sebastião

Os brasileiros estão gastando menos no uso do cartão de crédito no exterior. Os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostram que esta prática caiu 1,6% no ano passado no acumulado até setembro, somando US$ 6,6 bilhões.

Já de acordo com o Banco Central, em 2019, 49% das despesas de viagens internacionais foram pagas via cartões internacionais. Este número representa um recuo de 3,7% em 2019 e tem menor valor em 3 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!